Alckmin e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniram com representantes do agronegócio brasileiro nesta tarde, na sede do MDIC. Ele explicou que a mesa diminuiu de tamanho, porque alguns setores, como o do suco de laranja, já foram excluídos da sobretaxa.
Além da redução da alíquota e/ou da ampliação da lista de isenção, Alckmin disse ter conversado com os setores sobre a possibilidade de abertura de novos mercados. "A Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) vai se concentrar também neste mercado", disse o vice-presidente, ao lado do ministro da Agricultura. "Nós temos uma possibilidade muito boa com União Europeia e Reino Unido, porque lá atrás houve bloqueio por questão sanitária, que pode ser superada", completou.
O ministro Fávaro, por sua vez, disse que há 398 novos mercados. "A gente, então, enxerga algumas oportunidades para ampliar isto neste momento. São mercados importantes que estão gradativamente na fila de finalizar o protocolo sanitário", afirmou.
Ele citou como exemplo a retomada da exportação de pescado para o Reino Unido e para a comunidade europeia.
"É um processo que a gente vai intensificar para minimizar os impactos e isso é estruturante, porque coloca o Brasil, cada vez mais, nas oportunidades internacionais", defendeu o titular da Agricultura.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.