Cuiabanália Terça-feira, 21 de Junho de 2022, 14:49 - A | A

Terça-feira, 21 de Junho de 2022, 14h:49 - A | A

CELEBRAÇÃO AFROCULTURAL

Tradicional lavagem das escadarias do Rosário será no sábado

Programação começa a partir das 5h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá

DA REDAÇÃO

Vicente Aquino

image

A 6ª edição da tradicional lavagem das escadarias da igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito será realizada no sábado (25), no centro histórico de Cuiabá. A programação começa a partir das 5h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC).

A celebração afrocultural simboliza a paz e a fraternidade, reverenciando a ancestralidade e ao santo negro São Benedito. O evento é organizado pela Comissão da Lavagem das Escadarias do Rosário e São Benedito e conta com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

“A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer faz questão de estar presente neste evento tão rico e cheio de diversidades. A lavagem é um evento que integra as ações culturais da cidade e cumpre muito bem seu papel no que tange à inclusão de várias culturas e vertentes religiosas. Estamos felizes em apoiar esta celebração que já está em sua 6ª edição”, destaca o secretário Aluízio Leite.

O evento consta no calendário oficial de eventos culturais do município de Cuiabá (lei 6.304 de 28 de setembro 2018) e está em processo de registro no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na última edição, a celebração reuniu cerca de 900 pessoas durante a caminhada com cânticos, louvores e hinos religiosos, toque de tambores, xequeres, danças e água de cheiro.

“A lavagem das escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é um evento sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover a igualdade racial e cultural, bem como dar visibilidade às ações culturais das comunidades tradicionais quilombolas e povos de terreiros e religiosidade de matrizes africanas. O nosso objetivo principal é realizar uma caminhada por uma cultura de paz onde toda a comunidade independente de religião participe de forma harmoniosa e consiga realizar a troca de conhecimentos culturais”, disse a presidente da Comissão da Lavagem, Lindisey de Sá.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

25/06
5h – Abertura (MISC – Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, Rua 07 de setembro, Nº 349, Centro)
5h45 – Café da manhã
6h30 – Entrega das quartinhas
7h – Início do deslocamento para a igreja (São Benedito)
8h – Concentração
9h – Início da Caminhada “Por uma Cultura de Paz”
12h – Encerramento
12h15 – Recolhimento do patrimônio (quartinhas, vassouras e adornos)
12h30 – Deslocamento para o clube
13h – Feijoada de confraternização
17h – Encerramento do evento

Clique aqui  e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros