O fio da vida de dois clowns (palhaços) se cruzam e eles, então, passam a andar na corda bamba do cotidiano um do outro. Assim tem início o espetáculo “Palhaçando”, que o grupo Tibanaré apresenta nesta terça (21.08), às 14h, no palco do Cine Teatro Cuiabá.
“Palhaçando”, segundo a trupe, é um espetáculo que foca em “gags” (quadros) que são construídos a partir de experimentações realizadas na sala de treinamento. Dessa vez, a apresentação é direcionada exclusivamente a caravanas de instituições de ensino fundamental por meio de agendamento. Por meio de “gags” de forma intimista, são mostradas cenas multifacetadas que transparecem desafios e emoções diversas que são superadas pela arte. “Palhaçando” é uma produção móvel que se insere tanto em espaços convencionais como o palco italiano, quanto em não convencionais como ruas, empresas, escolas, ônibus, elevadores, hospitais, entre outros, que possibilitem a troca entre clown e público.
Da Assessoria
Levando ações cênicas de forma intimista, o grupo acredita na arte viva do clown, ser que não é um personagem, e sim a dilatação da ingenuidade e do ridículo de cada um de nós, revelando a comicidade contida em cada indivíduo. Outras técnicas de palhaçaria também vêm compondo - por meio de encontros e intercâmbios com outros pesquisadores - o que acrescenta desmedidamente ao trabalho do Tibanaré sobre "O Clown" e torna o estudo ricamente plural.
O Grupo O Tibanaré foi idealizado no ano de 2004, na cidade de Cuiabá-MT, por iniciativa do ator e diretor de teatro Jefferson Jarcem, com o propósito de fomentar o teatro mato-grossense e trilhar um caminho profissional. Neste sentido, ministrou minioficinas na região do Coxipó, em busca de jovens interessados em ter o teatro como profissão. Inicialmente, os integrantes, durante dois anos, se dedicaram à pesquisas sobre o universo teatral e a busca do “ser ator”. O Grupo é uma trupe multifacetada e multidisciplinar, como bem cabe no mundo pós-moderno, e com uma vontade obstinada de fazer teatro sob o sol do cerrado brasileiro.
Os espetáculos seguem caminhos diversos, podendo alcançar vários mundos, desta forma, as apresentações são feitas em múltiplos espaços, como ruas, praças, feiras, ônibus e espaços alternativos e convencionais. A trupe é formada por sete pessoas e atua nas linhas de Teatro de Rua, Intervenções Urbanas, Contação de história, Performances e Clown. Eles explicam que, desde o início, a determinação em fazer do teatro um instrumento de estudo, pesquisa, investigação e animação de espírito criativo do homem contemporâneo, moveu os interesses do grupo que se aprofunda nos estudos das sensações, atingindo, assim, as mais variadas realidades com suas produções.
O ânimo em dividir tarefas, a cumplicidade e a confiança em um grupo com artistas de aptidões variadas (os seis são atores, diretores, autores, produtores, iluminadores e cenógrafos) foram fundamentos para o nascimento e posterior desenvolvimento da trupe. Em 2006, o Grupo se lançou no mercado cultural cuiabano com a montagem dos espetáculos “Chuvosa Tarde de Setembro” e “Infância Poética”. Em 2007, concebeu o espetáculo de rua “Vale dos Sentidos” e iniciou pesquisas e investigação em clown, montando o espetáculo “Clowns Esquetes” apresentando em eventos, teatros de Cuiabá e outras regiões do Estado.
Em 2008, concebeu o espetáculo regional “Porto” que ultrapassou os limites territoriais de Mato Grosso, apresentando-se em Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul. Neste mesmo ano, foi premiado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte/RJ) com a intervenção urbana “Andarilhos das Estrelas” realizando 30 apresentações em Mato Grosso. No ano de 2009, montou “Palhaçando...” e até 2010 circulou por diversos municípios de Mato Grosso com vários espetáculos de seu repertório, através de projetos aprovados nas Leis de Incentivo a Cultura do Estado de Mato Grosso e de Cuiabá. Já em 2011 voltou a receber o prêmio pela Funarte para a montagem do espetáculo de rua “Passeio Noturno”, a mesma produção também foi contemplado na Lei de Incentivo a Cultura do Estado de Mato Grosso. No âmbito das ações sociais, desde 2010 o grupo apresenta-se com a intervenção “Batata Quente! nas escolas da rede pública, além de ministrar oficinas de teatro gratuitas para jovens na região do Coxipó.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.