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Copa Pantanal Quarta-feira, 11 de Junho de 2014, 18:10 - A | A

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Quarta-feira, 11 de Junho de 2014, 18h:10 - A | A

BOA NOTÍCIA

Trânsito melhora com liberação de pistas, viadutos e trincheiras

Depois de tanta polêmica, governo do Estado em toque de caixa libera pistas de várias avenidas, trincheiras e viadutos para fluir tráfego em Cuiabá e Várzea Grande

MAX AGUIAR


O governador Silval Barbosa (PMDB) deu a ordem de liberação de cinco vias nesta quarta-feira durante vistoria com jornalistas e políticos por Cuiabá e Várzea Grande. Entre os pontos de maior dificuldade para a população estavam as obras de Várzea Grande, que abrangem o viaduto da Avenida Dom Orlando Chaves e trincheira do Zero Quilômetro. De acordo com a assessoria da Secopa, 19 obras já estão prontas das 56 previstas e hoje receberam liberação de pista mais cinco: parte de baixo do viaduto Clóvis Roberto (UFMT), parte de cima da trincheiras Santa Rosa, Zero Quilômetro, viaduto Dom Orlando Chaves e Avenida da FEB com a Ponce de de Arruda.>As vistorias e liberações de pistas começaram na primeira estação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), instalado em frente ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. O terminal está pronto e de acordo com o governador, todos os trilhos do VLT já estão no Brasil.

Marcos Lopes/HiperNotícias

Viaduto Dom Orlando Chaves



“O VLT não ficará pronto para a Copa, porém toda estrutura começará a rolar em 2015. Todos os trilhos já estão no Brasil e os vagões em Cuiabá. Não precisa a população ficar preocupada porque os trabalhos continuarão mesmo após o Mundial”, comentou Silval, que concluiu a fala sobre o assunto dizendo que todos já sabiam que o VLT não iria ficar pronto 100% até o mundial. “Só atrasa obra quem a faz. Nós estamos fazendo e desde sempre sabíamos que o VLT iria ficar pronto só uma parte, não deu certo. Porém até 2015 ele estará operando 100%. As obras não irão parar”, disse.

Depois do terminal, Silval foi à trincheira do Zero Quilômetro, que quando inaugurada receberá o nome de "Trincheira Professora Isabel Campos", esposa do deputado federal Julio Campos (DEM), falecida em 2012.

No local, está faltando apenas os trilhos do VLT. A pista é para ser liberada nesta quarta-feira (11), porém até as 13h o transito ainda não havia sido liberado para os motoristas. “Com essa liberação os motoristas poderão fazer o acesso em linha reta pela Avenida da FEB completa. Em frente ao Aeroporto também estará liberado o trânsito, não será preciso ir pela Couto Magalhães, dar a volta quase no centro da cidade e voltar”, garantiu o secretário Maurício Guimarães.

O caminho também está liberado no viaduto Nico Baracat, que passa sobre a Avenida da FEB e liga a Ponte Nova ao Cristo Rei. Esse viaduto é para dar celeridade nas rotas de quem sai do bairro pela Avenida Dom Orlando Chaves e pretende vir para Cuiabá. “Quem utilizar esse viaduto terá rapidez para chegar até a Miguel Sutil, em Cuiabá”, contou Maurício.

Marcos Lopes/HiperNotícias

A trincheira do Verdão, na entrada do bairro Santa Isabel, já está liberada. O governador disse que está contente com o que viu espera que a finalização da obra seja feita em 15 dias. A pista já está toda sinalizada e o muro de arrimo já está pintado. O transito já está liberado há duas semanas, tanto para quem deseja ir à Arena Pantanal, como para quem quer seguir em frente pela Miguel Sutil.

No Santa Rosa, as pistas na parte de cima também já podem ser usadas a partir desta quarta-feira. Essa obra, junto com a trincheira da Jurumirim e Centro de Treinamento ficarão prontos após o mundial. Os condutores não precisarão mais entrar no bairro para fazer o contorno e ir até ao Shopping Goiabeiras ou seguir pela Miguel Sutil.

O último local visitado por Silval e sua comitiva foi o Viaduto Clóvis Roberto (UFMT). Lá foi liberada a pista na parte de baixo, o que facilita o acesso à universidade e ao Centro de Treinamento. Silval também comentou sobre a possível inutilidade dos COTs. “Se as seleções quisessem treinar aqui elas poderiam. Os campos estão gramados e os vestiários estão prontos, mas eles preferiram ficar em locais com praias, escolhidos pelas próprias confederações. Então iremos utilizar de outra maneira os COTs, maneiras que serão estudadas ainda”, respondeu.

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M. Mattos 12/06/2014

A fala do governador a respeito do VLT de que 100% estará operacional em 2015 é um acinte e é tão ou mais irresponsável do que essa aventura “planejada”, encetada e concretizada com base numa nota técnica fraudada no Ministério das Cidades. Diz o governador que todos sabiam que o VLT não iria funcionar para a copa. Mas como? A obra de mobilidade não foi planejada e aprovada para atender a copa e não se tem nem um metro pronto? Como pretendem como pretenderam em 2012 construir 22,5 km se nem os 5 km do aeroporto ao Bairro do Porto conseguiram finalizar? O próprio secretário da Secopa confessou que houve falha no planejamento (ou total inexistência) da obra e não resta nenhuma dúvida a respeito inclusive dessa previsão irresponsável de conclusão em 2015 que ninguém em sã consciência acredita. Esquece-se o senhor governador que ele mesmo em diversas ocasiões prometeu que pelo menos o trecho do aeroporto ao Bairro do Porto estaria pronto e agora promete finalizar 100% da obra em apenas seis meses? Cadê a coerência e serenidade que se exige do maior mandatário do estado quando de 56 obras previstas não conseguiu concluir mais do que 19 assim mesmo sem nenhuma confiabilidade e qualidade nos serviços executados. É fim da moralidade pública.

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