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Copa Pantanal Sexta-feira, 19 de Julho de 2013, 06:37 - A | A

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Sexta-feira, 19 de Julho de 2013, 06h:37 - A | A

MOBILIDADE ACELERADA

Engenheiro vai à Polônia e trilhos do VLT devem ser despachados este mês

Engenheiro da Secopa ficou uma semana na Europa, onde certificou a fabricação do material

KARINE MIRANDA







O engenheiro da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), Luiz Felipe Coimbra, foi à Polônia verificar a fabricação dos 120 quilômetros dos trilhos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que serão implantados nas vias de Cuiabá e Várzea Grande.Segundo apurou o HiperNotícias, os trilhos devem ser despachados para o Brasil ainda neste mês.

Luiz Coimbra ficou uma semana na cidade de Balice, onde certificará a fabricação do material. Inicialmente será produzida apenas uma “amostra” e após verificação, o engenheiro autoriza o prosseguimento da produção.

“Fomos fazer a certificação para que eles dêem continuidade à fabricação”, assegura o secretário da Secopa, Maurício Guimarães.

Marcos Lopes/HiperNotícias

Governo acompanha toda a etapa de planejamento e produção de materiais para o VLT

Ele explica que, ao todo, serão 480 trilhos produzidos e despachados totalizando 120 km. Usados na linha do VLT serão somente 22 km. Os demais, são trilhos da integração e do pátio de manobra.

“A cada quilômetro da linha do modal são usados quatro trilhos. Além desses 22 km do VLT serão utilizados mais trilhos, totalizando 120 km”, garante.

Segundo o secretário, os trilhos demoram, em média, uma semana para serem produzidos. Por isso, a possibilidade de despache tão breve, embora a chegada em Cuiabá deva demorar 60 dias.

“Como é uma fabricação em série, sai muito rápido 120 km de trilho que está sendo fabricado. Sendo aceita a certificação, uma semana, ele fabrica tudo. É como se fosse colocar num forno e sair tudo de uma vez só.”, exemplifica.

Divulgação/Secopa

Fabricação dos trilhos está sendo realizada na Polônia

O engenheiro Luiz Coimbra retorna já neste final de semana e segundo o secretário tudo está “totalmente dentro do cronograma”. “Até o final do mês devemos estar despachando eles aqui para o Brasil”, assevera.

Os 22 km de linha do VLT prevêem 33 estações de embarque e desembarque com distância aproximada de 500 metros. A empresa responsável pela fabricação é o Consórcio Construtor formado pelas empresas CR Almeida e Santa Bárbara.

VAGÕES

Já as 10 composições que estão prontas e testadas tem previsão de serem despachadas nos dias 6 e 7 de agosto. Na data, o secretário Maurício vai à Espanha validar a primeira remessa do material.

Ao contrário do que acontece, a previsão inicial é de que viria para Cuiabá apenas dois vagões. “A gente resolveu mudar para que chegasse tudo junto. Foi definido por uma questão de logística. Tem um navio especifico só pra isso”, afirma.

Serão 40 composições do VLT com sete veículos cada, sendo que cada um deles conta com dois carros cabine, três suspensos e dois motores.

Assim como os trilhos, a previsão de chegada dos vagões é de 60 dias. Tanto os vagões como os trilhos serão armazenados no Centro de Controle de Operação e no Centro de Manutenção localizados em Várzea Grande.

As obras dos referidos Centros ainda estão em andamento, mas de acordo com o secretário, até os materiais chegarem, a construção já terminou. “Demora alguns dias para o vagão chegar. A obra já vai estar pronta para receber os materiais”, avalia.

Divulgação/Secopa

Vagões devem ser despachados para o Brasil no próximo dia 6 de agosto

No que se refere o tempo estimado para que os vagões e trilhos fiquem armazenados, o secretário explica que não há data definida para os trilhos sejam instalados. “É evidente que como chegam tudo de uma vez vão ter de ficar armazenados, pois as obras todas ficarão prontas para março de 2014”, aponta.

Segundo o secretário Maurício, as obras da via permanente que depois de prontas receberão os trilhos, não tem prazo de conclusão, diferente das obras de arte como trincheiras e viadutos. Portanto, terão de ficar mais tempo armazenados.

“A obra da via permanente não tem um prazo. Ela é sequência, então, não tem um prazo especifico de determinar a frente da via permanente. Vai ficar trilho armazenado para ir instalando ao longo da obra”, explana.

Atualmente, as obras da via na altura do aeroporto são as mais avançadas.

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Carlos Nunes 19/07/2013

Polônia, Espanha, quero ver quando o negócio desconsertar quer seja pela depreciação, depredação, etc. ...vão ter que chamar correndo um polonês, um espanhol para fazer o serviço. Não sei não; as vezes a gente compra um negócio lá na esquina e prá consertar dá um trabalho; imagine esperar um serviço do outro lado do mundo. O perigo é a depredação; vários ônibus foram depredados, pois em algumas horas principalmente da noite, entram muitos maconheiros que esculhambam os ônibus. Será que vão conseguir segurar a turma com relação ao VLT. Tá difícil, pois em cada bairro de Cuiabá e Várzea Grande tem um montão de boca de fumo; outro dia no programa Cadeia Neles, mostraram um bairro de Várzea Grande que tem 40 bocas de fumo. Só 40.

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