Dezenas de usuários dos Correios foram impedidos de retirar as encomendas no balcão da central de distribuição, em Várzea Grande. Os carteiros aderiram à greve na terça-feira (15), após serem impedidos de sair com as bicicletas para entregar as correspondências, o que afeta diretamente o salário deles e gera sobrecarga aos demais entregadores.
De acordo com o advogado do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios em Mato Grosso (Sintect-MT), Alexandre Aragão, os clientes tiveram que esperar por atendimento do lado de fora da unidade.
Alexandre ressaltou que a greve é somente dos carteiros, e não dos atendentes do balcão, o que não justifica a interrupção do atendimento.
A GREVE
Sete carteiros do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) de Várzea Grande decidiram paralisar as atividades por tempo indeterminado desde o último dia 15. A justificativa da classe é que os trabalhadores que fazem as entregas de bicicleta estão sendo impedidos de entregar a correspondência, o que afeta diretamente o salário deles e gera sobrecarga aos demais entregadores.
Segundo o advogado do Sintect-MT, as bicicletas foram recolhidas e os carteiros, impedidos de sair às ruas para trabalhar. “A justificativa dos Correios é a economia. Os carteiros, sendo impedidos de sair às ruas, perdem 30%, ou seja, em média R$ 800 do salário”, disse.
OUTRO LADO
Por meio de nota, a assessoria dos Correios informou ao HNT que as alegações do sindicato não procedem e que a suspensão dos serviços dos carteiros que utilizam bicicleta é uma adequação técnica dos processos operacionais da empresa.
NOTA
As alegações não procedem. A situação relatada é alheia às orientações repassadas pelos Correios ao efetivo. A empresa está realizando adequações técnicas em seus processos operacionais e nas unidades, o que inclui, naturalmente, o redimensionamento de pessoal. Tais medidas visam trazer ainda mais melhorias para a qualidade dos serviços. Dessa forma, os empregados estão sendo reorientados quanto aos corretos procedimentos às rotinas de distribuição. Com o aumento da frota, haverá, nos próximos dias, a ampliação da entrega por veículo motorizado no município.
Vale destacar que tais ajustes não afetam a rotina de entrega na localidade, que está sendo realizada regularmente.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.