Um alerta de perigo potencial para chuvas intensas encobre Mato Grosso no último fim de semana do ano, segundo o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet). Em Cuiabá, de acordo com o instituto ClimaTempo, a chuva deve vir acompanhada de altas temperaturas e as máximas variam entre 39º C e 30 º C entre esta sexta-feira (29) e o primeiro dia de 2024, na segunda-feira. Em Chapada dos Guimarães (65 km distante da Capital) o calor e a chuva também devem predominar.
Nesta sexta-feira, em Cuiabá, o dia começou com 27º C e a temperatura máxima prevista é de 39º C. Pancadas de chuva de até 5 mm podem ocorrer à tarde e à noite.
O calor escaldante motiva os cuiabanos a buscar o frescor das cachoeiras de Chapada dos Guimarães. Na cidade turística, o fim de semana da virada do ano começa com temperaturas entre 24º C e 37º C. Há 67% de chances de chuva.
Para quem ficar em Cuiabá, o sábado será de temperaturas entre 26º C e 35º C. Já em Chapada dos Guimarães a mínima prevista é de 23º C e a máxima de 33º C. Nas duas cidades pode chover até 10 mm.
Na véspera do réveillon, no domingo (31), Cuiabá enfrenta temperaturas entre 25º C e 34º C. No principal destino turístico do ano novo, Chapada dos Guimarães, os termômetros variam entre 22º C e 32º C. Em Cuiabá há previsão de chuva de até 20 mm. Em Chapada o volume deve ser menor, de 10 mm.
O primeiro dia do ano, segunda-feira (1º), deve ser nublado e a temperatura ficará amena para os padrões da Capial. A temperatura mínima prevista é de 25º C, já a máxima é de 30º C. Chove até 15 mm. Em Chapada dos Guimarães a temperatura não chega a 30º C e a máxima deve ser de 28º C, no ponto mais fresco do dia, os termômetros marcam 22º C. Chove até 8 mm.
ALERTA
A previsão de chuvas sucessivas no último final de semana do ano pode afetar o tráfego na MT-251, principal rodovia que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. Atualmente, o trânsito ocorre em meia pista devido ao risco de deslizamentos na região do Portão do Inferno. Veículos pesados estão proibidos de circular no local.
O trecho chegou a ficar interditada no fim de semana passado e entre terça e quarta-feira. Atualmente, está determinada a proibição dos seguintes veículos no trecho localizado entre o Complexo Turístico da Salgadeira e a Região do Buriti: Micro-ônibus, ônibus, reboque ou semi-reboque, caminhão, caminhonete transportando carga, exceto bagagem, caminhão-trator, motor-casa e veículo automotor de transporte coletivo com capacidade para até vinte passageiros.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.