A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) pediu providências e encaminhou, nesta quinta-feira (9), um relatório à administração do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para que o governo estadual seja autorizado a reestruturar a MT-251, na região do Portão do Inferno. Uma consultoria especializada contratada pela Pasta aponta que há risco de deslizamento no trecho da rodovia, que já é marcada por inúmeros acidentes.
Um levantamento também realizado pela Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) indentificou trincas no asfalto. Um dos apontamentos é que a encosta onde foi fixada a estrutura da rodovia, que se situa abaixo do leito do asfalto, está exposta a processos como erosão, intemperismo e enxurradas, o que pode comprometer a sustentação da estrada.
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Foram identificados 10 locais com riscos de acidente geotécnico, entre os KM 42 e 48 da rodovia - dentro da área do Parque Nacional, sendo que três pontos são considerados mais críticos. A Sinfra pede que o relatório seja avaliado, uma vez que a MT-251 corta um trecho do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, administrado pelo ICMBio, e nenhuma alteração pode ser feita no local sem autorização do órgão federal.
O ofício da Sinfra pede ainda por uma sinalização positiva do ICMBio para a reestruturação da via, com a construção de um novo viaduto no Portão do Inferno. Também seriam feitas medidas de contenção nos paredões. As estratégias apontadas são de baixa interferência para o patrimônio paisagístico, ambiental e paleontológico do local.
Uma vez que há custos elevados para elaboração dos estudos de topografia e investigação geotécnica, assim como para os projetos básicos e executivos, essa autorização é fundamental para que a Sinfra-MT possa prosseguir com as medidas necessárias, com a urgência que o caso requer.
A Sinfra-MT lembrou que a região é de interesse de todos os mato-grossenses e que os órgãos têm trabalhado juntos para aprimorar a segurança viária da MT-251 dentro do Parque Nacional.
Em janeiro de 2022, após um deslizamento no Portão do Inferno, os dois órgãos, junto com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, fizeram uma vistoria no local, quando foram instaladas sinalizações alertando para os riscos de deslizamento.
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