Quarta-Feira, 03 de Junho de 2020, 09h:04

Tamanho do texto A - A+

Shopping centers de Cuiabá reabrem nesta quarta-feira com 30% da capacidade total e em horário especial

Por: KHAYO RIBEIRO

Com mais de mil casos confirmados de contágio pela Covid-19, o coronavírus, em Cuiabá, os shopping centers da Capital retomarão o atendimento ao público a partir desta quarta-feira (03). Os centros comerciais funcionarão em horário especial e com a capacidade total reduzida para acomodar apenas 30% do público.

shopping.jpg

Imagem ilustrativa

A reabertura foi determinada pelo prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB), por meio do decreto nº 7.929 no dia 28 de maio. A decisão foi tomada pelo gestor após sucessivos encontros com entidades representativas do setor comercial assim como pressão popular por meio de manifestações.

Os shopping centers fecharam suas portas em Cuiabá há mais de dois meses, quando ainda no início da pandemia na Capital o prefeito determinou a suspensão das atividades comerciais por meio do decreto nº 7.849.

À época, de acordo com o primeiro boletim emitido pela secretaria Municipal de Saúde, a cidade tinha pouco mais de 105 casos. Hoje, o município já acumula 1.090 ocorrências, entre residentes e pessoas de outras cidades.

Para garantir maior segurança da população, os representantes dos shopping centers assinaram um termo de compromisso no qual se prontificam a tomar a adotarem medidas de biossegurança nos centros comerciais durante o período de pandemia. A assinatura do termo foi realizada na tarde de terça-feira (02).

“emos que conviver com vírus, redobrar a atenção e seguir, de forma rigorosa, todas as medidas de biossegurança. Esse é o segredo e é esse compromisso que cada estabelecimento está assumindo. Nossa equipe de fiscalização irá averiguar o cumprimento das medidas, mas, acima de tudo, contamos com o apoio e colaboração de cada empresário”, apontou Pinheiro.

Medidas especiais

Dentre os critérios elencados pela prefeitura de Cuiabá para que as atividades dos centros comerciais retornem estão a manutenção do distanciamento social mínimo de 1,5 m, a aferição de temperatura corporal na entrada dos estabelecimentos e a demarcação nos pisos dos locais onde há formação de filas.

Confira algumas listadas medidas abaixo:

- Uso obrigatório de máscara de proteção, pelos funcionários, colaboradores, prestadores de serviço e clientes;

- Oferta permanente de álcool em gel 70%, espalhados pelas dependências do empreendimento;

- Realização de desinfecção das áreas comuns via sistema de borrifamento a cada 48 horas; 

- Suspensão do serviço de disponibilização de cadeiras de rodas e carrinhos de bebê aos clientes;

- Diminuição de número de banheiros ofertados ao público, garantida a permanência de um funcionário fixo no local, bem como a desativação de pias e mictórios com distância inferior a 1,5m.

Shopping Popular

Com horário de atendimento ao público diferente dos demais centros comerciais, o Shopping Popular tem o cronograma de suas atividades fixo entre as 09 horas e as 17 horas de segunda a sábado.

Além disso, no Shopping Popular de Cuiabá, o funcionamento ocorrerá mediante a limitação de abertura de 50% do boxs, com alternância de datas, a fim de possibilitar que todos os empreendimentos funcionem em dado período de tempo. Da mesma forma, as praças de alimentação dos shoppings centers, que retornam somente no dia 9 de junho, também deverão reduzir pela metade o número de mesas ofertadas.

(Com informações da assessoria)

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei