Cidades Sexta-feira, 05 de Agosto de 2022, 16:04 - A | A

Sexta-feira, 05 de Agosto de 2022, 16h:04 - A | A

OITO CASOS EM MT

Saúde confirma dois casos positivos para varíola do macaco em Mato Grosso

Ainda há a investigação de outros seis casos suspeitos no Estado, sendo dois em Várzea Grande, três em Rondonópolis e um em Sorriso

DA REDAÇÃO
Da Redação

Reprodução

image

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu, nesta sexta-feira (5), o resultado positivo para dois casos de monkeypox vírus, popularmente conhecido como varíola do macaco. Os dois casos envolvem homens residentes em Cuiabá, de 39 e 40 anos, que estiveram fora da cidade e apresentam sintomas leves da doença. Ainda há a investigação de outros seis casos suspeitos no Estado, sendo dois em Várzea Grande, três em Rondonópolis e um em Sorriso

Conforme a SES, as amostras para a confirmação dos casos são encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) e direcionadas para o laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), unidade de referência nacional para a análise do material.

SES orienta a população a ficar atenta aos sintomas e a prevenir a doença. 

SINTOMAS E PREVENÇÃO

Os principais sintomas da varíola dos macacos são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. Caso haja a manifestação destes sintomas, procure uma Unidade Básica ou de Pronto Atendimento.

Para a prevenção da doença, coloque em prática as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos, e evite tocar em lesões ou compartilhar objetos com pessoas infectadas.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros