Quinta-Feira, 05 de Março de 2020, 16h:39

Tamanho do texto A - A+

Redes antigas de água são substituídas no bairro Dom Aquino

Estruturas desgastadas dão lugar, a partir de agora, a 2500 metros de novas tubulações

Por: REDAÇÃO

Inaugurado em 1973, o bairro Dom Aquino, de maneira semelhante a outras localidades na região central de Cuiabá, recebeu, em seu nascedouro, grandes tubulações de cimento amianto responsáveis pela distribuição de água à população daquela época. Hoje, com mais de 40 anos, essas estruturas apresentam, em razão do desgaste do tempo, a necessidade de constantes manutenções. Com o objetivo de ampliar a eficiência do sistema distribuição de água à comunidade, diminuir impactos provocados ao abastecimento por vazamentos e reduzir os índices de perdas de água tratada, a Águas Cuiabá realiza, até o fim do mês de março, a instalação de 2500 metros de novas redes no bairro Dom Aquino.

Reprodução

Águas Cuiabá/Dom aquino

Com mais de 400 residências e pontos comerciais, a localidade receberá novas tubulações em PVC, modernas e mais resistentes. O cronograma de obras foi elaborado para gerar o menor impacto possível à rotina da comunidade, tanto no que se refere à mobilidade urbana quanto no abastecimento de água. “A transição de atendimento da rede antiga para a rede nova pode ocasionar interrupções na distribuição, por pequenos períodos. Esse cenário é comum, uma vez que desativaremos a antiga rede e será habilitada a nova, assim que instalada. O abastecimento de água às unidades será normalizado logo após o prazo de pressurização da rede, ao longo do dia”, observa o diretor executivo William Figueiredo.

Pacote de substituições - Iniciadas em dezembro de 2019, as ações de substituição, ao fim, somarão a implantação de 22.000 metros de novas redes nas 13 regiões contempladas pelo programa. Até o momento, a concessionária já iniciou as obras em Novo Terceiro, Porto e Santa Isabel. Além disso, o pacote de substituições atenderá os bairros Centro Sul, Boa Esperança, Cidade Alta, Cidade Verde, Coophema, CPA 4, Grande Terceiro, Jardim Alencastro e Jardim Alvorada.

O cronograma de instalações prevê a conclusão das obras em dezembro de 2020. O investimento é superior a R$ 4 milhões. O trabalho vai beneficiar diretamente 90 mil pessoas, atendendo a mais de 27 mil unidades consumidoras, entre casas, prédios, lojas, restaurantes, escolas, igrejas e unidades de saúde. “Saneamento básico de qualidade para todos. Essa é uma das prioridades de nossa gestão – é compromisso cumprido. Seguimos trabalhando para que as obras e os investimentos em água e esgoto deixem nossa Cuiabá, de fato, pronta para crescer e se desenvolver de forma sustentável”, afirma o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto