Mayke Toscano/Hipernotícias |
![]() |
Camelôs que estão na Rua Antônio João devem retirar suas bancas ainda nesta sexta-feira (18) |
Após um mês instalados na Rua Antônio João, no centrod e Cuiabá, 175 ambulantes serão remanejados a partir de segunda-feira (21) para quatro praças de Cuiabá até o final de março do ano que vem. Depois desta data terão espaço definitivo próximo ao antigo Mercado Municipal do Porto, concedido pela Prefeitura de Cuiabá.
O prazo determinado pelo promotor Gerson Barbosa se encerrou nesta sexta-feira (18) e os ambulantes serão divididos nas praças Ipiranga, Caetano Albuquerque, República e Alencastro. Eles trabalharão em horário comercial, das 8h às 18h.
A decisão saiu em uma reunião na tarde desta quinta-feira (17) entre Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, Ministério Público, Câmara dos Dirigentes Logistas, Câmara dos Vereadores e representantes dos camelôs.
A presidente da Associação dos Camelôs, Aparecida Oliveira, conhecida como "Cida do Camelô" disse que foi uma vitória a decisão e que todos estão muito contentes.
“Estamos muito felizes porque no dia 30 de março (2012) já queremos fazer nossa mudança para o outro local definitivo, que deverá abrigar 400 pessoas”, disse Aparecida.
O vereador Pastor Washington que participou da reunião também acredita que a decisão é um avanço para Cuiabá. “Tem uma parceria entre MP, CDL, Câmara Municipal e Prefeitura de Cuiabá para resolver o problema desses trabalhadores”, posicionou.
NAS PRAÇAS
O promotor de Meio Ambiente, Gerson Barbosa, enfatizou que deve haver organização nas praças e que somente os camelôs e ambulantes que possuam crachá e alvará expedido pela Prefeitura de Cuiabá deverão trabalhar nos locais.
“A autorização é de uso pessoal não podendo ser transferida para terceiros, quem for pego infringindo a lei perderá o direito. Temos que legalizar o serviço”, explicou o promotor.
Outra preocupação do promotor é com a limpeza nas praças e que este serviço deverá ficar a cargo dos ambulantes após encerrar as atividades do dia.
Cabe agora à Secretária Municipal de Trabalho realizar levantamento econômico e social dos camelôs e ambulantes que almejam ter um espaço no Shooping dos Camelôs 2, que será inaugurado em 2012, com reforma realizada pela prefeitura.
Para o secretário de Trabalho, Dilemário Alencar, a regularização dos vendedores será importante para cumprir todos os prazos. “Vamos cumprir todas as determinações do Ministério Público dentro dos prazos concedidos, esta é a palavra de ordem do prefeito Chico Galindo, deixar o município organizado”, informou. (Com informações da assessoria)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.