O presidente Lula (PT) lamentou a morte do brigadista Uellinton Lopes dos Santos, de 39 anos, que morreu enquanto combatia incêndios florestais na Terra Indígena Capoto Jarina, em São José do Xingu (953 km de Cuiabá). Corpo de Uellinton foi encontrado carbonizado nesta segunda-feira (27). Por meio da rede social X (antigo Twitter), o presidente escreveu que a situação causa tristeza e indignação. A morte do brigadista Uellinton é a segunda registrada no Brasil em menos de uma semana.
"Ele era um dos heróis que combatem os incêndios criminosos e irresponsáveis que acontecem em nosso país. Minha solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho de Uellinton, e o agradecimento do Brasil a ele e a todos os guerreiros dos órgãos federais, estaduais e municipais que estão combatendo as queimadas", escreveu o presidente.
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) também lamentou a morte do brigadista em São José do Xingu.
Uellinton integrava o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e anteriormente trabalhou como brigadista no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
OUTRO CASO
Na semana passada, o brigadista Paulo Henrique Pereira Souza morreu ao ser engolido pelas chamas na cidade de Sonora, localizada na divisa entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Na ocasião, o jovem estava à bordo de um caminhão-pipa junto de outro funcionário. Quando perceberam que o veículo estava sendo incendiado, ambos correram com receio do automóvel explodir. Porém, a parede de fumaça confundiu a vítima que acabou seguindo na direção do fogo.
O colega de Paulo correu para o lado oposto e sobreviveu.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.