A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realiza a retirada de cerca de 20 toneladas de lixo por mês do leito e das margens do Rio Cuiabá. A limpeza é feita com o auxílio de uma balsa ecológica, operada pela empresa Locar Saneamento Ambiental.
Nesta terça-feira (16), o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, acompanhou uma inspeção técnica para verificar a execução do serviço, que precisou ser intensificado devido ao grande volume de resíduos acumulados nas margens após a forte chuva do último domingo (14).
Wellaton destacou que o descarte irregular pela população é o principal fator que contribui para a poluição do rio. “Por conta da chuva, o lixo descartado irregularmente pela população desceu para as margens do Rio Cuiabá, gerando o acúmulo de detritos, como foi registrado em vídeos. É importante ressaltar: o lixo não chega sozinho ao rio. Alguém o joga. Essa prática causa entupimento de bocas de lobo, obstrução de córregos e, consequentemente, poluição dos leitos”, afirmou.
A balsa atua de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, percorrendo aproximadamente sete quilômetros, entre a Marina Goiana e a Ponte Sarita Baracat de Arruda. O trabalho diário da equipe, que inclui um piloto e dois coletores, resulta na retirada de cerca de uma tonelada de resíduos, o equivalente a dois contêineres por dia.
Na vistoria, foram encontrados diversos tipos de lixo, como garrafas PET, copos plásticos, restos de poda e até eletrodomésticos, como geladeiras e fogões. A maior concentração de detritos estava nas margens da Orla do Porto I, onde tampas e recipientes de marmitas eram a maioria.
O diretor-geral da Limpurb reforçou a necessidade de conscientização da população. “Se observarmos, muito desse descarte irregular vem da Orla do Porto I, que é limpa diariamente com equipes de varrição e recolhimento. Mesmo assim, parte da população insiste em jogar lixo de forma inadequada, o que compromete diretamente a preservação do Rio Cuiabá”, ressaltou.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.