A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) realizou, nesta segunda-feira (19), reunião com representantes do comércio ambulante da região central de Cuiabá para reforçar a necessidade de manter as calçadas desobstruídas.
Durante o encontro, a secretária Juliana Palhares destacou que o diálogo com a categoria permanecerá aberto, desde que sejam respeitadas as normas municipais, especialmente a proibição da ocupação das calçadas. Ela reafirmou que a fiscalização seguirá em andamento.
Representantes do Sindicato dos Camelôs e dos ambulantes haitianos apresentaram propostas e relataram dificuldades de vendas nos locais previamente definidos. Segundo Palhares, as sugestões só serão analisadas após o cumprimento das regras de ordenamento urbano e passarão por avaliação jurídica, além de apreciação do prefeito e da Câmara Municipal.
Na semana anterior, a Sorp realizou operação de fiscalização na Rua 13 de Junho, com apoio da Polícia Militar, que resultou na apreensão de mercadorias de três ambulantes irregulares e na desocupação voluntária das calçadas por cerca de 30 comerciantes. Desde maio de 2025, notificações já haviam sido emitidas seguindo recomendação do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). Paralelamente, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico iniciou o cadastramento de interessados em realocação para o Shopping da Orla, mas parte dos ambulantes optou por se instalar na Travessa Desembargador Lobo.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

