Domingo, 31 de Maio de 2020, 08h:06

Tamanho do texto A - A+

Pinheiro garante que a evolução do coronavírus “está sob controle” em Cuiabá

Por: WELLYNGTON SOUZA

Após anunciar abertura de shoppings centers, bares e restaurantes a partir da próxima semana, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou na manhã desta sexta-feira (18) que a Capital está sob controle em relação ao comportamento da Covid-19, o coronavírus. 

Reprodução

dad42f0df06b573240fe1c81f96ab72e.jpg

 

Com quase 80 dias do comércio fechado respeitando as medidas de isolamento e enfretamento do coronavírus, o gestor disse que a prefeitura tem feito o dever de casa e a partir de um acompanhamento diário, técnico e científico garante que a curva da pandemia já está achatada.

“A cidade está há quase com 80 dias parada. Graças as medidas e o dever de casa que estamos fazendo, Cuiabá hoje exerce um certo controle sobre a Covid-19. E com isso, nós criamos essa rede de proteção e que ostenta Cuiabá com índices que nos tornam referência no país no combate a Covid-19”, disse durante coletiva virtual.

O prefeito relembrou que no dia 7 de abril o Ministério da Saúde emitiu um boletim epidemiológico assegurando que o município que houver pelo menos 70% dos leitos disponíveis poderá ter condições de retomar gradativamente as atividades econômicas durante a pandemia.

“Nós tínhamos esse quadro garantido pelo MS na nossa Capital, mas eu quis agir com mais rigor e mais certeza e esperei mais 3 semanas, quase um mês, para retomada gradual, lenta e segura com fortes medidas de biossegurança para o comercio, no setor varejista, depois aos prestadores e então a indústria”, comenta.

“Estamos retomando também com foco na segurança, com toda proteção a população abertura de restaurantes, bares e shopping centers com embasamento técnico e científico e com segurança total para população. Se as nossas ações já corresponderam com o vírus, temos que deixar nossa economia funcionar, gerando emprego, renda e a população sobreviver se não o caso poderá ser muito maior”, ressalta.

Para Pinheiro, Cuiabá está em uma situação de estabilidade. “Temos que monitorar diariamente, mas nesse monitorando temos todos os indicadores que Cuiabá mantém grau de estabilidade e qualquer sinal de descontrole eu posso rever as medidas a qualquer momento. Mas estamos retomando com toda a segurança, toda precaução, respeitando todos os movimentos legítimos de cada atividade, mas o que nos influenciou foi o comportamento da Covid-19 em Cuiabá e como qualquer gestor responsável”.

Curva achatada

O emedebista assegurou que a curva do vírus está achatada. “Tanto é que nossa curva está achatada. Ela pode até crescer porque estamos em uma pandemia e os casos são crescentes, entretanto os casos vão crescer com a curva achatada e o sistema de Saúde equilibrado para atender os novos pacientes. Esse é o importante, a achatamento da curva e assim empurrando o pico para frente para enfrentar”, avalia.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei