A onda de calor que toma conta de Cuiabá, médio-norte e oeste de Mato Grosso deve permanecer, pelo menos, até a próxima quarta-feira (21), de acordo com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Andrea Ramos. Ao HNT, a profissional explicou que uma onda de calor é caracterizada quando a temperatura máxima fica 5° acima da climatologia.
“O conceito de onda de calor, se dá quando a temperatura máxima fica cinco graus acima da climatologia. Por exemplo, em Cuiabá, a média esperada para agostou é de 34,7. Mas, a temperatura está chegando a 41°. Então, por conta disso, essa onda de calor está passando”, conceituou.
Apesar de o Inmet divulgar, nesta sexta-feira (16), que a onda de calor teria fim na próxima segunda-feira (19), o instituto estuda a possibilidade de tirar Cuiabá da classificação amarela, caracterizada como perigo potencial, para laranja, um grau mais alto e que sinaliza situações meteorológicas potencialmente perigosas que podem ocorrer nas próximas 72 horas.
Além disso, a breve chuva que caiu em alguns pontos de Cuiabá e Várzea Grande não foi suficiente para dar um alívio no calor.
“A previsão do tempo é uma previsão de dias. Então, pelo menos até quarta-feira que vem, segue com essa característica de condição de tempo. Pouca nebulosidade, quente e relativamente seco”, explicou a meteorologista.
Conforme aponta a previsão do Inmet, a temperatura máxima é de 39°C e a mínima de 24°C. Já na terça, a máxima sobe um grau, para 40°C e a mínima fica em 25°C. A umidade relativa do ar fica entre 15% e 40%.
Neste período quente e seco, Andrea recomendou a ingestão de líquidos, principalmente água, para evitar desidratação.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.