O trânsito amanheceu caótico com a virada do tempo, nesta sexta-feira (9), em Cuiabá. A pista molhada e escorregadia causou inúmeros acidentes, sobretudo quedas de motociclistas e derrapamentos. As condições climáticas demandam atenção redobrada dos condutores já que, com a marca de 111 dias sem chuva, as pistas da Capital acumularam sujeira e muito óleo. Nesta sexta-feira, a frente fria trouxe garoa, insuficiente para limpar as vias, mas suficiente para deixar as pistas molhadas, tornando o asfalto propício para os acidentes.
Segundo a Secretaria de Mobillidade Urbana (Semob) só nas primeiras horas da manhã foram 21 ocorrências de queda de motociclistas e pista escorregadia.
Vídeos e fotos que circulam nas redes sociais mostram acidentes em diversos pontos de Cuiabá. A reportagem do HNT presenciou dois acidentes, um na avenida General Camisão, no bairro Dom Aquino e outro na Prainha. Em ambos, motociclistas tinham caído.
Na Prainha, agentes da Semob estavam no local fazendo controle do trânsito e prestando socorro à vítima que estava no chão.
Já vídeo publicado na página do Instagram Perrengue Mato Grosso mostra queda de motociclista na avenida do CPA e outro veículo que perdeu controle e subiu no canteiro da avenida Miguel Sutil.
O aplicativo de trânsito Waze mostrava, até às 9h desta sexta-, lentidão no trânsito em diveras ruas e avenidas da região central, mesmo que, em tese, a hora do 'rush' já tenha acabado.
Com relação a óleo na pista, a Semob informa que realiza a limpeza quando acionada. Mas, se for em grande proporção é o Corpo de Bombeiros que faz a limpeza.
LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA
Referente a casos de óleo na pista em Cuiabá, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que:
-Assim que acionada, através dos seus agentes, a Semob se desloca até a localidade do fato e atua na limpeza das vias com o uso de pó de serra, material que faz a absorção do óleo com maior eficiência. Cada viatura possui uma quantidade significativa de material para uso em casos eventuais.
-Assim como, atua no controle de trânsito, a fim de evitar possíveis acidentes em decorrência do derramamento de óleo.
-Em casos onde o volume de óleo derramado seja grande, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT) é acionado para a lavagem da pista.
-A Semob não tem competência técnica e nem legal para verificar o que ocasionou o vazamento, exceto em flagrantes. Em relação à fiscalização, há infração de trânsito para quem transitar derramando esse tipo de substância, que pode gerar sinistro, com base no Art.231 do C.T.B.
-Em relação à orientação, quem verificar esse tipo de situação pode entrar em contato com o Fiscalizap (somente WhatsApp) 99235-6950 ou ligar no 118.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.