Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019, 10h:00

Tamanho do texto A - A+

MT é o 2º estado brasileiro em número de ausentes no Enem com 27 mil faltas

Por: KHAYO RIBEIRO

Mato Grosso foi o segundo estado brasileiro com maior número de ausentes no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no domingo (10). Com 27.582 faltosos, o estado bateu 31,3% de pessoas que não compareceram aos locais de aplicação das provas.

Wilson Dias/Agência Brasil

Enem alunos em sala de aula

 Imagem ilustrativa

O recorde em número de faltas no segundo dia de provas superou as ausências do primeiro dia, no domingo (03). Na data, Mato Grosso registrou 25,9% de faltas com 22.814 candidatos ausentes.

Os dados sobre a ausência no Enem foram disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Balanço divulga o perfil de cada um dos estados brasileiros em presenças e faltas no exame.

A liderança do balanço é do estado do Amazonas, que registrou 43.124 faltas no segundo dia de aplicação do exame - o número corresponde a 36,5% de ausências em relação ao número de inscritos na unidade federativa.

Ainda segundo o levantamento do instituto, o primeiro dia de realização de provas registrou 371 eliminados em todo o Brasil. As razões atribuídas às eliminações são diversas, tais como “portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos, não atender a orientações dos fiscais, entre outros”.

MT no primeiro dia de provas

O balanço divulgado pelo Inep não aponta quais seriam as razões das faltas no primeiro dia de provas. Contudo, segundo informações do G1 MT, alguns participantes apontaram confusão com o horário de início das provas, uma vez que teriam trocado a hora pelo horário de Brasília.

Apesar da alta porcentagem de faltosos no estado, Mato Grosso foi a 19º unidade federativa em número total de ausentes. São Paulo é o estado com maior número de ausências (193.532), seguido de Minas Gerais (125.831) e Bahia (92.695).

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei