Cidades Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2011, 10:34 - A | A

Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2011, 10h:34 - A | A

FRONTEIRA

Michel Temer instala Gabinete de Gestão Integrada na fronteira

A presença do vice-presidente será aproveitada para fazer o fechamento da operação Ágata 3, que foi realizada por forças federais e estaduais na região entre Mato Grosso e Bolívia

DA REDAÇÃO

 

Marcos Negrini/Secom-MT

Operação Ágata 3 foi desencadeada para combater diversos crimes na fronteira com a Bolívia
O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, recebe nesta tarde em Cáceres (227 km de Cuiabá) o vice-presidente da República, Michel Temer, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o ministro da Defesa, Celso Amorim, o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Wellington Moreira Franco, e a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki. Todos irão participar da solenidade de assinatura do decreto de criação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F).

 

O objetivo do Plano é a redução dos índices de criminalidade e o enfrentamento ao crime organizado por meio da atuação integrada das instituições dos Ministérios da Justiça e da Defesa, além da cooperação com os países que fazem fronteira com o Brasil, no fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfronteiriços e dos praticados na faixa de fronteira brasileira.

O Plano Estratégico de Fronteira é coordenado pelo vice-presidente Michel Temer junto aos Ministérios da Justiça e da Defesa. Antes de Mato Grosso, o vice-presidente e comitiva visitam as instalações do Quartel General do Comando Militar Oeste, em Campo Grande (MS), capital de um dos estados da região Centro-Oeste onde a Operação Ágata III é realizada, desde o dia 22 de novembro, em conjunto pelas forças de segurança do Governo Federal e governos estaduais - para o combate dos delitosrealizados nas fronteiras. A presença dos ministros e do vice-presidente será aproveitada para o fechamento da operação.

A chegada da comitiva presidencial esta prevista para às 16h30 no aeroporto da cidade, onde serão recebidos pelo governador Silval Barbosa e o comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, general-de-brigada João Batista Carvalho Bernardes, e o prefeito de Cáceres, Túlio Fontes. Posteriormente participarão da solenidade de assinatura do decreto de criação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F).

O GGI-F vai reunir prefeitos e secretários executivos dos Gabinetes de Gestão Integrada dos municípios de fronteira, além de integrantes de várias entidades do âmbito estadual e federal, como Marinha e Aeronáutica, e forças da segurança que já atuam permanentemente na faixa de fronteira, como o Gefron e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na resolução de problemas ligados à fronteira e no combate ao tráfico de entorpecente.

Também irão participar da solenidade chefes das Forças Armadas e das unidades de Segurança Pública de Mato Grosso, poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público Federal e Estadual, entre outras autoridades. A solenidade de assinatura do decreto está prevista para iniciar às 17h30, no 2º Batalhão de Fronteira de Cáceres (2º BFron).

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros