Os médicos terceirizados por meio da empresa Family Medicina e Saúde, empresa que atuam na área pediátrica do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), emitiram um comunicado nesta segunda-feira (19), anunciando greve, caso os salários de setembro, outubro e novembro não sejam pagos em até 48 horas.
Conforme descrito no comunicado, o documento foi enviado à direção do hospital e à coordenação da Family Medicina e Saúde. Em um trecho, os médicos relatam que o atraso vem sendo recorrente, apesar das inúmeras cobraças.
“Nos últimos dias, foram feitas inúmeras cobranças ao senhor Milton Correa da Costa (proprietário da empresa) e à direção do HMC, referentes ao pagamento dos meses atrasados, setembro e outubro de 2022. O atraso do pagamento dos médicos desse e de outros setores do HMC tem se tornado recorrente”, diz trecho do documento.
Em outro trecho, os profissionais exigem a regularização salarial em caráter de urgência, sob pena de greve.
“A contar de 48 horas da entrega deste documento à direção do HMC e ao senhor Milton Correa, declaramos que, caso não sejam efetuados os pagamentos dos serviços referentes aos meses supracitados, haverá paralisação dos plantonistas dos setores pediátricos do HMC”, afirmam no documento.
Ainda conforme o texto, caso a paralisação entre em vigor, os plantões ficarão sob inteira responsabilidade da empresa Family. O documento detalha a insatisfação dos profissionais, que destacam que, muito além de prejuízos financeiros, os danos são morais à categoria.
Além disso, os profissionais reforçam que o HMC é porta de entrada para casos de urgência e emergência, como politraumas decorrentes de acidentes no trânsito, quedas, traumatismos cranianos, mordeduras caninas, acidentes ofídicos e crises convulsivas.
“A paralisação dos plantonistas pediátricos do hospital teria como consequência a falta de assistência para esses incidentes, levando a um prejuízo inestimável à população infantil cuiabana”, diz o documento.
OUTRO LADO
Em nota, a Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que administra o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), informou que não recebeu nenhum ofício ou protocolou tal documento e afirma que é "inverídica" a informação de que a ECSP atrasa o salário de médicos. "Todos os profissionais estão com a folha de pagamento em dia", afirmou.
A nota seguiu dizendo que a situação do pagamento de médicos (prestadores de serviço) que atuam nas Enfermarias Pediátrica e Adulta do HMC é com a empresa Family Medicina e Saúde, responsável pela contratação destes profissionais.
"A ECSP enfatiza o cumprimento do contrato com a referida empresa, sendo realizado os pagamentos para a terceirizada dentro do prazo contratual. Ressalta ainda que é de responsabilidade da empresa contratada o repasse aos médicos, pois os profissionais não são funcionários da ECSP", disse em trecho da nota.
O HNT procurou a empresa Family Medicina e Saúde, porém, até a publicação da matéria, não houve retorno. O espaço segue aberto.
VEJA DOCUMENTO:
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.