Quinta-Feira, 06 de Agosto de 2020, 11h:22

Tamanho do texto A - A+

Mais de 2,5 mil Kits Covid-19 foram distribuídos e medicamentos passam a ficar disponíveis em UPAs e Policlínicas

Por: DA REDAÇÃO

Em duas semanas, a Prefeitura de Cuiabá já entregou 2.700 Kit-Covid para pacientes nas unidades básicas de saúde. Os kits são entregues às pessoas com sintomas leves da doença, mediante a prescrição médica. A Capital registrou na noite desta quarta-feira (5) 13.048 casos confirmados e 588 óbitos em decorrência do coronavírus. 

Divulgação

kit.png

 

O secretário-adjunto de Assistência em Saúde, Luiz Gustavo Raboni Palma explica que os medicamentos não têm eficácia comprovada na prevenção da doença. 

"Eles têm sido utilizados seguindo protocolos do Ministério da Saúde para o tratamento precoce e só são entregues para o paciente mediante apresentação da receita médica. Mesmo que tenha sido atendido em uma unidade de saúde que não seja as do município, se o paciente apresentar a receita médica, ele pode pegar o kit em nossas unidades”, disse.

O gestor ressalta que além as 14 unidades básicas de saúde onde começaram a ser disponibilizados, agora os medicamentos também podem ser encontrados em mais dois locais: PSF Santa Terezinha e no Centro de Saúde Ana Poupina, onde funciona o Centro de Referência para Covid-19 da Atenção Básica.

O Centro de Referência, por sua vez, durante a pandemia está atendendo exclusivamente pacientes que apresentam sintomas leves de síndrome gripal. Os pacientes atendidos no local poderão fazer tanto o teste rápido quando o RT-PCR no local, conforme os critérios de avaliação dos médicos. “Caso o médico ache necessário que o paciente faça o exame, ele será agendado na própria unidade, levando-se em conta o tempo de início dos sintomas”, pontua.

Atenção Secundária

A partir desta sexta-feira (7), os pacientes que procurarem atendimento em UPAs e Policlínicas e que receberem receitas dos médicos para usar o Kit Covid-19 poderão retirar os medicamentos na própria unidade onde foram atendidos.

“Ao disponibilizar o kit nas UPAs e Policlínicas estamos facilitando o acesso da população aos remédios, evitando que precisem se deslocar até uma unidade da Atenção Básica para pegar o kit. Com isso evitamos a circulação de pacientes positivados, diminuindo a chance de transmissão para outras pessoas”, concluiu o adjunto.

Os kits estarão disponíveis a partir de amanhã na UPA Morada do Ouro, UPA Pascoal Ramos, Policlínica do Verdão, Policlínica do Coxipó, Policlinica do Planalto e Policlínica do Pedra 90.

Veja as unidades de saúde que já dispõem do Kit Covid-19:

PSF Santa Izabel I / PSF Santa Isabel II

PSF Despraiado I / PSF Despraiado II                                                                

Centro de Saúde do Grande Terceiro

Centro de Saúde Dom Aquino

Centro de Saúde Jardim Leblon

PSF Pedregal I / PSF Pedregal II

PSF Pedra 90 I / PSF Pedra 90 II

Centro de Saúde do Parque Cuiabá

Centro de Saúde do Tijucal

UBS Parque Ohara

Clínica da Família do CPA 1

PSF Três Barras

PSF Jardim Umuarama

Centro de Saúde CPA III

PSF Jardim Fortaleza / Santa Laura

PSF Santa Terezinha / Itapajé (Com assessoria)

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei