Pelo menos 10 famílias foram retiradas de uma área verde, pertencente a Prefeitura de Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (19), na região do Ribeirão do Lipa. A ocupação ocorreu no sábado (15) e desde então os sem-teto começaram a marcar a área e dividir os lotes.
De acordo com o fiscal de ordem da prefeitura, Jucenil Gomes, a determinação para retirada ocorreu a partir de uma denúncia anônima.
No local, a reportagem constatou que os invasores já haviam levado para o local lona e madeira. Dois barracos já tinham sidos levantados. Na região, também tinha cobertas, fogo a lenha e panelas. Porém, a equipe de fiscais contou com o apoio de seis equipes policiais para retirar todos os moradores da região.
Além de dar a ordem de retirada, os fiscais também apreenderam foices e enxadas.
“Esses materiais foram apreendidos porque representam a degradação a natureza. É crime ambiental. Por isso, são apreendidos. Porém, nós amenizamos a situação e não teve ordem de prisão porque as famílias não desobedeceram em deixar o local. Apenas duas pessoas precisaram ser contidas”, afirmou ao HiperNotícias.
Antônio da Silva foi um dos que estava exaltado. Quando a equipe de reportagem chegou ao local ele gritava e falava que não queria terreno, apenas estava ali para trabalhar e garantir o sustento da família. Para roçar os terrenos, ele receberia R$ 50.
“Eu não participo de invasão nenhuma. Desde ontem fui contratado para limpar o local e hoje cedo consegui os materiais de trabalho. Mas, fui impedido enquanto os bandidos estão soltos dando vexame pelas ruas da cidade. Eu prefiro trabalhar do que roubar, mas a Justiça não existe neste país. Agora terei que comprar tudo novamente”, desabafou.
Alan Cosme/HiperNoticias
Trabalhador fica exaltado depois de ter pertencer apreendidos pela equipe da Prefeitura
Mesmo afirmando que não fazia parte da ocupação, os fiscais não devolveram os materiais apreendidos de Antônio. Segundo o fiscal, isso aconteceu porque ele desrespeitou a equipe e começou a fazer agressões verbais.
“Após as agressões, nós apreendemos a foice e a enxada dele. E, depois que fazemos isso temos a orientação em não devolver”, concluiu.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Mteus 19/10/2016
Eu queria saber, quando o prefeito de Cuiabá, vai vim aqui pra tirar os invasores do córrego do barbado. Eles invadiram a beira do córregos e estão fazendo até casa com laje sobradinho na barba dos fiscais. O pior, eles estão despejando fezes da privada, direto no córrego sem tratamento. O endereço é rua 11 e 12 Pq res Dom Bosco Cuiabá,intitulado Invasão Castelo Branco nas margens do córrego do barbado nas APPS.
1 comentários