Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, 08h:40

Tamanho do texto A - A+

Em vídeo, líder comunitário do Pedra 90 afirma ter a cura do coronavírus; Ministério da Saúde nega

Por: LUIS VINICIUS

Em um vídeo que circula nas redes sociais, o líder comunitário Marcos Nascimento Lemos, conhecido como “Marcos Baiano”, disse ter a cura da Covid-19, o coronavírus. Na gravação, o presidente de bairro do Pedra 90 afirma que uma jovem que estava com suspeita da doença se curou após tomar uma “raizada de sucupira” oferecida por ele.

marcos baiano coronavirus.jpg

 

O vídeo tem circulado desde a última segunda-feira (23). Nele, é possível ver um homem com um papel agradecendo Baiano e dizendo que sua filha foi curada da doença.

Em seguida, o líder comunitário diz que a jovem estava com suspeita de coronavírus, mas devido ela ter tomado um pouco da bebida, os sintomas se expandiram. Na sequência, ele pede que a adolescente beba mais um pouco do liquido.

Após a jovem tomar a bebida, Marcos Baiano diz que descobriu a cura da doença que já matou mais de 57 pessoas no Brasil.

“A gente sabe porque a gente andou no mundo, sabe o sofrimento, graças a Deus. Eu já peguei malária, já peguei dengue e seu a cura do remédio (do coronavírus). É o sucupira. Você pôe (sic) e uma quina na pinga ou no Biotônico Fontoura ou em alguma coisa. É verdade, o mundo inteiro está com medo disso. A gente tem o remédio e é o remédio bom”, disse o líder comunitário.

Ministério nega informação

Apesar da divulgação do vídeo, o Ministério da Saúde afirma que ainda não existe nenhum remédio comprovado contra o coronavírus. De acordo com o governo,  os médicos apenas tratam os sintomas, como a febre, para evitar o agravamento da doença e reduzir o desconforto. 

Para se proteger do Covid-19, as medidas de prevenção são: 

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de vários vírus, inclusive o novo coronavírus.

 

Veja o vídeo