A vinda do papa João Paulo II a Cuiabá, que ocorreu no dia 16 de outubro de 1991, completou 32 anos nesta semana. O sacerdote fez uma missa ao livre, no local que ficou conhecido posteriormente como Sesi Papa, na região do bairro Morada do Ouro, e atraiu milhares de fiéis. Na ocasião, tratava-se da segunda vez que João Segundo visitava o Brasil e, na capital mato-grossense, ele recebeu Título de Cidadão Cuiabano.
Vídeo compartilhado pela página "Cuiabá das Antigas", no Instagram, mostra uma reportagem do jornalista Ernesto Paglia, para a TV Globo, sobre a missa celebrada pelo papa nas terras mato-grossenses. O calorão cuiabano foi um dos destaques da reportagem. Mas, mesmo diante da alta temperatura, fiéis não deixaram comparecer ao evento único.
Nos comentários, inúmeros internautas escreveram mensagens. Muitos relataram se lembrar do dia.
“Lembro dele passando na avenida do CPA, nunca vou esquecer esse Santo”, escreveu uma internauta.
“Tinha 9 anos, fomos para avenida aonde morava meus avós, Miranda reis, ele passaria por lá. Lembro da pomba que soltaram quando ele passou”, comentou.
VEJA
Em 2015, 14 anos após a vinda a Cuiabá, o papa João Paulo II faleceu em Roma. Em virtude da defesa dos direitos humanos, a liberdade religiosa, luta a favor da paz em suas viagens pelo mundo, João Paulo II foi canonizado, em 2011, pelo papa Bento XVI.
O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, localizado na região central de Cuiabá, guarda objetos e utensílios utilizados pelo papa naquela celebração, como a casula, cálice, patena. Esses objetos estão expostos em um espaço próprio denominado “sala João Paulo II”.
O museu também oferece visita de maneira virtual que pode ser acessado clicando aqui.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.