A Coordenadoria de Vigilância Sanitária em Saúde realizou uma inspeção na Churrascaria Favo de Mel, em Cuiabá, após o recebimento de diversas denúncias de pessoas que passaram mal ao consumirem produtos do estabelecimento. Com o resultado das investigações, uma notificação foi encaminhada ao comércio determinando um prazo para regularização das atividades.
Conforme noticiado anteriormente pelo HNT/HiperNotícias, as denúncias dos clientes foram realizadas na última semana de dezembro. Na data, as pessoas apontaram terem sofrido com náuseas, diarreia, febre, vômito e outro sintomas típicos de intoxicação alimentar após consumirem na churrascaria.
Os primeiros casos, segundo a Vigilância Sanitária, foram atendidos em um hospital particular da Capital, que não notificou a possibilidade de surto.
“Por terem sido tardias as notificações dos casos à Vigilância em Saúde as pessoas já estavam assintomáticas, o que inviabilizou a coleta de material biológico para diagnóstico laboratorial”, explica Moema Blatt, gestora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No momento, o restaurante é monitorado pela fiscalização sanitária com o objetivo de evitar novas ocorrências de tal magnitude.
A reportagem entrou em contato com a churrascaria a fim de esclarecer quais medidas serão tomadas pelo estabelecimento no que diz respeito à regularização das atividades. Contudo, não obteve resposta por parte da administração até a publicação da matéria.
Denúncias
Na última semana de dezembro, diversos clientes que procuraram os serviços do estabelecimento comercial utilizaram as redes sociais para denunciar terem sentido sintomas de intoxicação alimentar.
Um internauta relatou ter ido à churrascaria no dia 29 jantar com um amigo. E, na madrugada de segunda-feira (30), acordou com vômitos, febre e cólica. O rapaz disse ainda que o amigo apresentou os mesmos sintomas.
Outra pessoa contou ter ido com a família no feriado de Natal, dia 25, e, posteriormente, todas os familiares sentiram os mesmos sintomas - dor no estômago, diarreia e vômito.
Uma das publicações no Facebook, à época, dizia que um funcionário do local havia encontrado ratos mortos dentro de uma caixa d’água. Entretanto, a diretoria da churrascaria rebateu alegando ser um descontentamento de um colaborador ou, até mesmo, uma atitude suspeita ‘da concorrência’.
“Isso é mentira. Existe muitas hipóteses, que pode ser desde um funcionário descontente com a casa, até mesmo um de nossos concorrentes, pois a Favo de Mel desde que abriu em Cuiabá tem feito muito sucesso. Nossas caixas d’água são completamente vedadas, sem nenhuma chance de um animal passar perto”, pontuou o gerente da unidade na época.
Vigilância
A Diretoria de Vigilância em Saúde listou os contatos disponíveis para denúncias sobre casos com sinais e sintomas típicos de intoxicação alimentar oriundos de consumo em estabelecimentos comerciais. Os contatos estão disponíveis a seguir:
Vigilância Sanitária – 65 3617 1483/ 65 3617 1487/ 65 3617 1689
Vigilância a Doenças e Agravos (epidemiológica) – 65 3617 1484; 65 3617 1485; 65 3617 1609; 65 99206 8618
Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – 65 3617 1685; 65 99247 4536
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