Cidades Quinta-feira, 07 de Abril de 2011, 00:01 - A | A

Quinta-feira, 07 de Abril de 2011, 00h:01 - A | A

HOMENAGEM

Blairo Maggi discursa e lembra movimento separatista

Senador do PR usa tribuna para também enaltecer desenvolvimento da Capita de MT

O senador Blairo Maggi (PR-MT) discursou pela primeira vez na tribuna do Senado e fez homenagem aos 292 anos de Cuiabá, completados nesta sexta (8). Ele afirmou que a conquista maior a ser comemorada por seus habitantes é a unidade territorial mato-grossense. Segundo afirmou em Plenário, nesta sexta-feira (8), o movimento separatista que defendia a criação do estado do Araguaia a partir do norte de Mato Grosso, na década de 1980, já foi desarticulada. Hoje, sustentou prevalecer a união entre os nativos e os migrantes que começaram a chegar em busca de oportunidades há pouco mais de 40 anos.

"Não se fala mais em separação, e não se falará mais enquanto o governo continuar olhando para aquela região. O maior presente dos cuiabanos é poder comemorar a data em torno de um só estado e de uma só Capital", comentou.

O parlamentar também festejou os investimentos em infraestrutura na cidade, decorrentes de sua escolha como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. O fato tem motivado uma transformação em Cuiabá, segundo ressaltou, ao lembrar ainda que a cidade se originou do movimento bandeirante em busca de ouro no interior do país.

Após cumprimentar os cuiabanos pela data, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) admitiu ter saído em defesa da criação do estado do Araguaia na época da Constituinte (1986). Mas disse reconhecer que, de lá para cá, foi revertido o sentimento de abandono que alimentava as expectativas separatistas.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros