O clínico-geral Marcelo Sandrin disse que o autodiagnóstico da chikungunya derrubou as suspeitas de fibromialgia, doença crônica que causa dores severas no corpo, principal sintoma da enfermidade causada pelo mosquito Aedes Aegypti. O médico apontou que há pacientes influenciados por doenças que estão 'em alta' e a preocupação do momento é testar positivo para uma das arboviroses. De acordo com Dr. Sandrin outra doença que desapareceu foi a Zika.
LEIA MAIS: Dr. Sandrin diz que uso contínuo de repelentes traz riscos à pele; veja vídeo
"As pessoas ficam com umas dores articulares que podem se prolongar por muito tempo. É interessante isso, como o modismo levam a mudanças, faz muito tempo que não vejo ninguém com fiobromialgia no meu consultório. Todo mundo chega e fala que está com chikungunya. Já esqueceram da fibromialgia", falou Marcelo Sandrin ao HNT TV.
O Painel de Monitoramento de Arboviroses do governo federal demonstra a escalada dos casos de chikungunya. São 20,7 mil casos prováveis da doença, 13 mortes confirmadas e 14 em investigação. A dengue está em segundo lugar com 11,7 mil casos prováveis, uma morte confirmada e quatro em investigação. A Zika aparece em terceiro com 44 casos em análise e nenhum óbito.
Dr. Sandrin avalia que embora o volume de contaminações seja alto, o cenário ainda é de "calmaria", considerando que muitas pessoas que acabaram contraindo a doença, não procuraram tratamento em unidades de saúde. Ele alertou que a indiferença não é o melhor caminho e o ideal é que quando os primeiros sintomas aparecerem, um médico seja consultado.
LEIA MAIS: HNT TV: Sintomas da dengue desaparecem em até 7 dias; veja vídeo
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Jocelia do carno ribas 15/02/2025
Oque fazer com tanta dor pes inchado
1 comentários