A agricultura familiar de Lucas do Rio Verde registrou avanços em 2025, consolidando-se como um dos pilares do desenvolvimento rural sustentável do município. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) investiu mais de R$ 620 mil em ações voltadas à ampliação da produção, geração de renda e qualificação dos agricultores.
Os recursos foram aplicados na aquisição de equipamentos, manutenção de máquinas, incentivo a associações e oferta de assistência técnica especializada, em parceria com Sebrae/MT e Senar. Ao longo do ano, foram realizados 708 atendimentos a 93 agricultores familiares e entregues mais de 6 mil mudas para diversificação produtiva.
A Patrulha Agrícola executou 257 serviços, somando mais de 700 horas de trabalho em comunidades rurais. O Serviço de Inspeção Municipal, integrado ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires (CIDESA), acompanhou agroindústrias locais, garantindo qualidade e segurança alimentar.
Parte da produção da agricultura familiar foi destinada à merenda escolar da rede municipal, fortalecendo a oferta de alimentos frescos e saudáveis. Além disso, feiras mensais incentivaram a comercialização direta e o município lançou o selo de rastreabilidade da agricultura familiar durante o 8º Fórum do setor.
Dados do Censo Rural Municipal 2025 apontam que a agricultura familiar pode gerar renda bruta de até R$ 133 mil por família ao ano. O campo experimental da Fundação Rio Verde também contribuiu com inovação e apoio técnico, aproximando produtores de novas soluções e práticas sustentáveis.
Com investimentos, planejamento e articulação institucional, Lucas do Rio Verde avança em um modelo de agricultura familiar mais técnica, organizada e integrada ao desenvolvimento local.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

