Inaugurado em 1982, o Teatro da UFMT [Universidade Federal de Mato Grosso] foi desenhado pelo mundialmente reconhecido arquiteto Igor Sresnewsky, especialista em acústica. O espaço alcançou a posição de 10ª melhor acústica do país, superando, por exemplo, o Teatro Nacional de Brasília.
Em 2012, com 30 anos de idade, o Teatro entrou em reforma. A maior de sua história. Foram dois anos e R$ 8 milhões para reparar, modernizar e melhorar o espaço, sem alterar o projeto inicial. A responsabilidade de refazer um dos melhores espaços acústicos brasileiros ficou a cargo de Denilson e Anibal Marques.
|
Eles contam que o longo tempo de trabalho não foi à toa. “É diferente trabalhar em cima de um projeto que já existe. Foi quase um mês só para rever o projeto, corrigir as medidas, ver fotos e vídeos antigos do início do teatro”. Junto com os cuidados detalhistas, vem o material. A madeira especialmente tratada não muda com o clima, não quebra tão fácil, não causa alergias. As portas acústicas refletem o avanço da tecnologia. Portas finas com o mesmo efeito das antigas placas de 60, 70 cm. Até a tinta usada interfere nas ondas sonoras.
Nós não vemos as ondas, então pode ser difícil perceber a diferença. Pelo menos até entrar no local. A entrevista com Denilson e Aníbal aconteceu no meio do teatro, em pleno ensaio da orquestra. Era possível apreciar a música e a conversa ao mesmo tempo.
|
Isso significa que o planejamento acústico deve ser feito em conjunto com todo o projeto, exigindo do designer conhecimento em diversas áreas. Apesar disso, a formação desse profissional, até então, tem sido apenas técnica. Em 2009 foi criado, na Universidade Federal de Santa Maria [UFSM], a primeira graduação nesta área. Para quem trabalha no ramo, isso significa basicamente que o aprendizado acontece na prática, e quase não há novas pesquisas no assunto.
Para os técnicos em acústica, a UFMT possui o único espaço que pode ser chamado de teatro no Estado, já que outros lugares foram adaptados a partir de outras salas, e não planejados e construídos como teatros. Isso reforça a importância do Teatro da UFMT no cenário cultural mato-grossense. O espaço, que já recebeu grandes espetáculos no passado, reabriu as portas no aniversário da UFMT, com apresentações de orquestra e balé.
|
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.