O apresentador Ratinho voltou a ser alvo de polêmica após fazer duras críticas ao cantor Júnior Lima e ao músico Chico Buarque durante o programa transmitido pela Rádio Massa FM, em setembro. Além das declarações ofensivas, o comunicador agora enfrenta um processo judicial movido por Chico Buarque, que obteve uma primeira vitória na Justiça.
Durante o programa, Ratinho afirmou que Júnior Lima “nunca teve talento como a irmã, Sandy”, e aproveitou o momento para atacar artistas que se declaram de esquerda, como Chico Buarque e Caetano Veloso.
“Lamentavelmente, esse menino não tem talento como a irmã. A Sandy tem muito talento, ele não tem. Tentou ser roqueiro, os roqueiros não quiseram ele. Ele tem um grupo, mas é uma bosta”, declarou o apresentador ao vivo.
Em tom político, Ratinho também criticou os artistas alinhados à esquerda: “Rico de esquerda é fácil. O Chico Buarque ser de esquerda é fácil: bebe champanhe, come caviar. O Caetano Veloso também, mora no Rio de Janeiro, pega dinheiro da Lei Rouanet, aí é fácil”, disse.
As falas viralizaram nas redes sociais logo após Chico Buarque participar das manifestações contra a PEC da Blindagem e contra a anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro, realizadas em Copacabana (RJ) no dia 21 de setembro.
Precisa provar o que disse
Após as declarações, o cantor entrou com uma ação judicial contra o apresentador. Segundo decisão do juiz Victor Agustin Cunha Jaccoud Diz Torres, da 41ª Vara Cível do Rio de Janeiro, Ratinho tem cinco dias para se retratar publicamente ou comprovar as acusações de que o artista teria recebido recursos da Lei Rouanet.
Caso não cumpra a determinação, o comunicador pode responder por crime de desobediência, passível de prisão em flagrante, segundo o magistrado.
“Chico jamais recebeu qualquer dinheiro oriundo de verba pública, de qualquer natureza. As premissas são falsas e geram desinformação e abuso do direito de livre manifestação”, afirmaram os advogados do cantor no processo.
Além de Ratinho, também foram acionados na Justiça o youtuber Thiago Asmar (Pilhado) e a suplente de vereadora de Teresina Samantha Cavalca (PP), que reproduziram as falas em seus canais. Os três têm o mesmo prazo para se pronunciar. Chico Buarque pede indenização de R$ 50 mil para cada um dos réus.
Até o momento, Ratinho e Thiago Asmar não se manifestaram sobre a decisão. Samantha declarou à imprensa que ainda não tinha conhecimento da ação, mas está à disposição “para esclarecer tudo o que for necessário ao Poder Judiciário”.
ASSISTA:
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.