O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta sexta-feira (25) que o ministério irá monitorar as redes sociais durante a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste fim de semana para identificar candidatos que usarem o celular na prova.
"Temos feito um monitoramento muito detalhado das redes sociais. No ano passado, quando o candidato postava uma foto, era identificado e retirado da prova. Vamos manter o acompanhamento. Se ele utilizou o celular depois de entrar na prova, ele cometeu uma infração", disse em entrevista coletiva. No ano passado, 65 candidatos que postaram fotos da prova nas redes sociais foram desclassificados.
"Não é tão eficiente quanto o do Obama, mas é bom", disse, argumentando que o sigilo do exame é importante para manter a igualdade entre os candidatos.
|
Ele ainda fez recomendações aos candidatos para que cheguem ao local de prova com antecedência. "É muito importante chegar com tranquilidade para que a gente não veja de novo as cenas que ocorrem todo ano [com retardatários de fora]", disse. Os portões serão aberto às 12h no horário de Brasília.
O UOL terá correção online comentada das provas do Enem 2013 feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo. A correção começa logo depois do fim do exame (18h30 no sábado e 19h30 no domingo, no horário de Brasília).
CHUVAS E INCÊNDIO
Nas cidades onde tem chovido muito, como na região metropolitana de Porto Alegre, se houver algum problema nos locais de prova, com destelhamentos ou alagamentos, o ministro informou que a pasta entrará em contato com os candidatos com antecedência pelos telefones ou e-mail informados no ato da inscrição para informar sobre eventuais mudanças.
No entanto, mesmo quem for ao local de prova original receberá orientação e o ministério providenciará algum tipo de transporte para o novo endereço.
No Amapá, dois locais de prova em Macapá foram alterados após um incêndio que atingiu o bairro Perpétuo Socorro na quarta-feira (23). A mudança ocorre porque as escolas onde o exame seria aplicado estão funcionando de abrigo às vítimas do incêndio.
RECOMENDAÇÕES
No sábado e no domingo, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) recomenda que o inscrito chegue com uma hora de antecedência. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Em todo o país, deve se seguido o horário de Brasília. Não serão aceitos candidatos atrasados.
Os candidatos também precisam providenciar caneta preta -- de tubo transparente, como pedem os aplicadores da prova. É muito comum haver ambulantes nas portas das escolas. Mas, você vai se arriscar? Lápis, lapiseira e borracha estão proibidos.
Lembre-se também de deixar separados os documentos exigidos: identidade original com foto e o cartão de confirmação. Serão aceitos os seguintes documentos: cédula de identidade ou RG, emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; carteira de trabalho e previdência social; certificado de reservista; passaporte; carteira nacional de habilitação com foto.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.