Em ofício do dia 17 deste mês, ao qual o Estadão teve acesso, a Secretaria Nacional de Aviação Civil, vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, cita a Política Nacional de Aviação Civil (Pnac) como base para manifestação favorável.
O documento afirma que estimular o trânsito internacional de pessoas e carga é uma ação geral para o desenvolvimento da aviação civil brasileira. "Nesse contexto, após análise das áreas técnicas desta SAC, apresento manifestação favorável ao pleito de internacionalização do Aeroporto de Congonhas (SBSP)", diz Clarissa Costa de Barros, secretária nacional de Aviação Civil substituta, que assina o ofício.
Procurado na terça-feira, 23, o Ministério de Portos e Aeroportos não comentou.
Segundo a Aena, com o parecer favorável, o processo de internacionalização do Aeroporto de Congonhas avança para as próximas etapas de avaliação com os demais órgãos competentes. "A internacionalização de Congonhas é um passo importante dentro do projeto de modernização do aeroporto da capital paulista. Estamos em conversas com diversos órgãos para viabilizar essa conquista."
"Diante da conveniência de termos um aeroporto internacional central, eficiente, rápido e altamente pontual, com um novo terminal moderno, confortável e com serviços de primeira linha dentro da principal metrópole do Hemisfério Sul, abre-se uma enorme oportunidade de dar um novo salto em conectividade, desenvolvimento econômico e integração regional", afirmou o diretor executivo de Congonhas, Kleber Meira.
Para entender
Os voos internacionais comerciais foram proibidos em 1985, quando foi inaugurado o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Eles voltaram a ser permitidos em 1992 e em seguida foram novamente vedados.
Em agosto, quando foi inaugurada a ampliação da sala de embarque remoto do aeroporto, localizada no piso térreo, a Aena já havia informado que buscava autorização para voos executivos (viagens particulares) já em 2026.
Os voos internacionais executivos em Congonhas estão proibidos desde 2008.
A atual sala de embarque remoto deverá ser utilizada pelo menos até junho de 2028, quando será inaugurado o novo terminal de passageiros do aeroporto - e é com essa estrutura que se contará para futuros voos regulares internacionais.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
(Com Agência Estado)
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