Artigos Sexta-feira, 05 de Agosto de 2011, 17:22 - A | A

Sexta-feira, 05 de Agosto de 2011, 17h:22 - A | A

Saúde, o sonho continua!

Vou sempre trabalhar para que a nossa cidade, nossa região e nosso Estado se desenvolvam ainda mais. A construção de avanços pela saúde de qualidade para população precisa ser levada como luta prioritária

NILSON LEITÃO

Agência Câmara

O sonho de possibilitar mais saúde para o meu município e todo o Mato Grosso surgiu no início de minha carreira política em 1996. Quando eleito prefeito de Sinop pela primeira vez (2001), intensifiquei, ainda mais, minha luta pela saúde e, com muito esforço político, conseguimos abrir o Pronto Atendimento e colocar para funcionar em apenas quatro meses de mandato. Demos atendimento de qualidade à uma população que tinha que ir até Sorriso, empilhados em um ônibus, para garantir atendimentos básicos. Deixamos de exportar pacientes!

Mas o sonho ainda não estava completo! Queria mais, e por isso continuamos o trabalho. A população de Sinop crescia à passos largos, todos os dias novos moradores chegavam à cidade e todos mereciam ter acesso à saúde de qualidade.Postos de Saúde foram abertos, equipes multidisciplinares, centro de especialidades odontológicas, banco de sangue, convênios para oncologia, UTI. Ações de prevenção foram criadas no intuito de priorizar a qualidade de vida da comunidade.

Ao término de meu oitavo ano como prefeito, inaugurei o hospital municipal. a unidade de saúde com cerca de 5 mil metros quadrados de obra, que trouxe esperança para a população, estava equipado com 74 leitos de internação, centro cirúrgico, consultórios, uma obra que teve laudo do Ministério da Saúde confirmando sua execução em 100%. Mas, infelizmente a atual administração preferiu não utilizar toda a estrutura que estava à disposição. Não faltou estrutura para que o hospital pudesse atender a população. A obra foi entregue, o que faltou foi empenho e falta de força política da atual administração, falta de prioridade com o gasto público.

O meu papel eu cumpri e vou continuar cumprindo como político para mobilizar os Poderes de nosso país a olhar com atenção para a saúde de nosso povo. Com saúde todos temos mais forças para lutar, para batalhar dia após dia.

Meu sonho não acabou! Agora a luta é para trazer o curso de medicina para a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop. A formação de médicos na cidade é um sonho antigo, pois, beneficiará, não apenas Sinop, mas outras 32 cidades que buscam no município referência em saúde e educação.

É difícil conseguir médicos para trabalhar no "Nortão" de Mato Grosso, mesmo oferecendo salários altos. Com a conquista do curso de medicina na UFMT, formaremos médicos mato-grossenses, médicos que são da nossa terra e, por aqui, pretendem ficar. Assim, nossa população não sofrerá com a escassez de médicos ou, muitas vezes, a falta total deles.

A saúde é primordial e para dar base à ela vou lutar para formar nossos médicos, nossos profissionais. Em meu mandato, como prefeito, incentivei a vinda da Universidade de Cuiabá (UNIC), da Faculdade de Sinop (Fasipe) e consolidamos a UFMT. Sinop, que agora é referência em educação superior.

Não concordo com o que aconteceu com a saúde em nosso Estado até agora. Como é possível mais de 50% de nossas cidades não ter um equipamento de raio-x? Um pai não poder ver o filho nascer em sua cidade, pois a mãe tem que dar a luz na cidade vizinha. Isso é coisa do século retrasado!

Neste caso, veja a ausência de um hospital estadual de referência em Cuiabá, veja que há quase uma década não se constrói um hospital regional de complexidade no interior de Mato Grosso, vindo sempre o Governo Estadual a fomentar a ambulacioterapia. Sou a favor da interiorização da saúde e vou lutar por isso sempre.

Cinco de agosto é o dia nacional da saúde e venho dizer que a minha luta continua. Vou sempre trabalhar para que a nossa cidade, nossa região e nosso Estado se desenvolvam ainda mais. A construção de avanços pela saúde de qualidade para população precisa ser levada como luta prioritária.

(*) NILSON LEITÃO é deputado federal pelo PSDB e foi prefeito de Sinop/MT por oito anos (2001/2008). 

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br

 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros