Conhece alguém que julgou a avó por aguentar um avô infiel e autoritário e, quando cresceu, atraiu parceiros infiéis? Ou uma pessoa que reclamou do jeito controlador da mãe e se tornou uma matriarca superprotetora? E alguém que teve o pai alcoólatra e desenvolveu o hábito de beber e fumar diariamente? Ou aquele que criticou o pai por ter não atendido as próprias expectativas e, quando adulto, só assumiu a paternidade após o teste de DNA, já ouviu falar? E ainda, alguém na família que está com a mesma doença que o tio avô?
As predisposições genéticas não param somente nos genes.
Histórias, períodos significativos, problemas, sofrimentos ou traumas dos antepassados, o inconsciente familiar, também são passíveis de ser transmitidos através das gerações, quando há alguma identificação, exclusão, julgamento com feridas ou algo inacabado do passado. Tal como uma herança invisível e inconsciente ou como um cordão umbilical familiar que nos impele a reproduzir a forma de viver, pensar e comportar da família, por meio do fenômeno transgeracional, que, na visão da constelação familiar sistêmica, se chama lealdade familiar.
Essa lealdade inconsciente valida aquela história e faz com que haja um padrão de comportamento dependente e codependente que aprende dos antepassados, por uma questão não resolvida pelo sistema familiar onde o conflito se perpetua por gerações. Logo, é transferido.
Na perspectiva da constelação familiar sistêmica, desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger, todos os membros da família pertencem ao sistema familiar. E quando há exclusão ou julgamento essa ordem é desrespeitada, o que faz com que se repitam nas relações afetivas ou físicas entre seus membros seguintes até alguém passar a respeitá-la.
Como acabar com a repetição dessas histórias, você deve estar se perguntando?! Libertando-se da raiva, julgamento, dor, desejo de vingança que a alguém da família o fez passar. E incluir todos em seu devido lugar, aceitar o passado da família e o fato de que nossos pais nos deram o que podiam nos dar. Além disso, deixar de lado a ideia de que os pais devem ser perfeitos. Enfim, reconhecer a parte humana deles.
A constelação sistêmica é uma ferramenta terapêutica que permite uma redefinição do grupo familiar, quebrando essa frequência de padrões de comportamentos de gerações em gerações, que causaram dor e sofrimento. Isso, por meio da tomada de consciência e da liberação das amarras transgeracionais. Ela auxilia o indivíduo o cortar o “cordão umbilical” familiar e libertar-se do peso geracional ao renunciar aqueles padrões e fazer escolhas por si mesmo. Além disso, faz com que se encontre respostas e mudanças no problema original.
E você, está repetindo histórias da família?
(*) BRUNA BERTHOLDO é Advogada e Terapeuta facilitadora em Constelação Familiar de bonecos. E-mail: [email protected]. Instagram: brunabertholdocf
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
lena Faria 15/05/2023
Parabéns Bruna, pelo trabalho e pelo artigo. Sucesso em sua vida e em suas escolhas, que são sempre cheias de desafios mas de muito compromisso e muito cuidado com o melhor. Felicidades sempre em sua vida. Bjos
Sônia Sotolani 11/04/2023
Parabéns Bruna pelo excelente artigo. Aqui você explana uma realidade que muitas vezes não conseguimos enxergar. Sucesso e que venha mais artigos. ????????????????????
Janaina Flores 10/04/2023
As constelações nos trazem uma forma diferente de ver a vida e de encarar nossos problemas e, nesse contexto, questiona-se também a relação que temos com nós mesmos. Além disso, também mostram a importância das relações humanas e, acima de tudo, a relevância das relações familiares. GRATIDÃO por dividir conosco mais um aprendizado. Vc é uma pessoa de mta luz. Sucesso!
Janaina Flores 10/04/2023
Parabéns, uma excelente profissiona! As constelações nos trazem uma forma diferente de ver a vida e de encarar nossos problemas e, nesse contexto, questiona-se também a relação que temos com nós mesmos. Além disso, também mostram a importância das relações humanas e, acima de tudo, a relevância das relações familiares para a formação do nosso eu. GRATIDÃO por dividir conosco mais um aprendizado.
Emanoel Flores 09/04/2023
Parabéns Bruna pelo excepcional artigo, você é uma excelente profissional que com amor e dedicação faz a diferença na vida de muitas pessoas.
Mylena Flores 09/04/2023
Parabéns pelo matéria, obrigada por dividir com nós esse conhecimento de cura de mente, corpo e espírito. É muito interessante como que a partir do momento que olhamos nosso passado , conseguimos olhar para nosso futuro. Que vc possa com seu trabalho levar essa cura para muitas pessoas .
Raphaela 08/04/2023
Parabéns pelo artigo! Excelente! Sucesso Bruna, você é incrível.
Tatiane Crozetta 07/04/2023
Que texto esclarecedor!! É tão bom quando tomamos consciência do pq que certas coisas se repetem em nosso ciclo familiar!! Grata pelas palavras Bruna, artigo está bem escrito e de fácil compreensão!! Sucesso para você sempre!!
Tatiane Bussiki 05/04/2023
Parabéns pelo texto esclarecedor. Já tive a oportunidade de utilizar dessa ferramenta e me ajudou muito na reconciliação com o meu passado.. foi liberador... Lindo o seu trabalho
Ruth Elci 05/04/2023
Na realidade eu repliquei no casamento,, algo vivido por minha mãe, qndo ainda era mto pequena, apenas por ter ouvido! Graças a Deus q hoje temos Consteladora, cm você Bruna pra encerrar esses ciclos nocivos, e seguir a vida de uma forma leve e feliz! Gratidão pela sua vida, e pelo maravilhoso trabalho exercido!
Kamila 05/04/2023
Um ser humano incrível, de uma sensibilidade admirável, dedicada a família e ao que faz. Desejo muito sucesso e que continue nesse caminho tão nobre ajudando as pessoas. ????
Sandra Vieira 05/04/2023
Texto muito esclarecedor, obg Bruna Bertholdo por compartilhar seus conhecimentos!
Cibele 04/04/2023
Texto muito interessante, vale a reflexão! Parabéns à doutora Bruna!!!!!
Esayanna Paula Magalhães Bach 04/04/2023
Muito esclarecedor o texto, parabéns
André Parpinelli 04/04/2023
Além de uma mulher extraordinária, profissional excelente e capacitada! O artigo está muito bem escrito. Que mais pessoas possam ter o conhecimento e a experiência de realizar constelação familiar. Parabéns! Sucesso e prosperidade!
Luiza Villalva 04/04/2023
Texto muito bom, bem escrito, de um assunto relevante e atual e que me trouxe reflexões!
Suely Souza 04/04/2023
Excelente profissional pelo seu conhecimento e dedicação, pessoa ética, humilde e sincera no tratamento com o ser humano.
Mariana 04/04/2023
Lendo esta matéria agora consigo perceber isso acontecendo dentro da minha própria família. Muito interessante.
Daniela Paes de Barros 04/04/2023
A constelação é mesmo uma ferramenta interessante. Acho que vale muito a pena fazer. Gostei, quero saber mais!
Patricia 04/04/2023
A constelação é uma terapia que no mínimo nos faz reconhecer que sempre há algo além. A Bruna constela com uma sensibilidade muito característica da sua personalidade, especial. Parabéns pelo excelente trabalho!!!
Gessica 04/04/2023
Excelente abordagem Bruna!! Como é importante conhecer e reconhecer nossa família de origem.
Camila Adriane Ortiz Thomas De Carvalho 04/04/2023
Gratidão por compartilhar seus conhecimentos! Sempre é tempo de termos um olhar mais amoroso para nossos ancestrais e uma vida mais liberta dos padrões familiares negativos.
Soraya simioni 04/04/2023
Já fiz constelação e acredito muito nos resultados.
Izane Lucas da Costa Maciel 04/04/2023
Nossa, isso é muito bom, informações sobre saúde mental, muito em breve quero fzr esse tratamento,quebrar ciclos.muitas pessoas estão presas no sistema familiar.
Amanda Soares 04/04/2023
Bruna é uma das melhores pessoas que eu conheci, super dedicada e esforçada! Recomendo seu trabalho e amei a matéria ????
Bruno 04/04/2023
Nossa história e antepassados dizem muito de nós, entender o que acontece antes facilita muito no que vivemos depois. Muito bom artigo Bruna!
Josiane 04/04/2023
Sim!!!! Desde que estou no processo de autoconhecimento, com a consciência do sistema familiar, entendendo o processo de constelação, e constelando, minha vida está ficando mais leve!!!! Bruna é uma excelente costeladora, indico e confio!!!!
27 comentários