Terça-feira, 27 de Outubro de 2026
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,36
euro R$ 6,23
libra R$ 6,23

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,36
euro R$ 6,23
libra R$ 6,23

Artigos Terça-feira, 27 de Outubro de 2026, 09:01 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Terça-feira, 27 de Outubro de 2026, 09h:01 - A | A

ONOFRE RIBEIRO

O eleitor e o Estado

ONOFRE RIBEIRO

Edison Rodrigues/Secom/MT

Edison Rodrigues/Secom/MT

Edison Rodrigues/Secom/MT

A eleição do domingo deixa lições. Na minha infância lá em Minas Gerais, os coronéis políticos da época trocavam botinas por voto do pessoal rural. Traziam-nos da roça e os confinavam em um curral onde esperavam a hora de irem às urnas. Iam e voltavam devidamente acompanhados por cabos eleitorais dos coronéis. E os votos conferidos. Lealdade truculenta.

O eleitor moderno não precisa da botina, mas uma parte ainda negocia o seu voto, e outra parte, mais urbana, tem outra perspectiva. Diferente, mas igual. Ninguém foi às urnas neste domingo votar pela cidadania ou por um país melhor. Até porque a maioria quase total dos eleitores não sabe o que é um país melhor. Pensam nos seus interesses pessoais e até onde o Estado pode beneficiá-los.

Passadas algumas décadas desde a minha infância, o eleitor ainda é o mesmo. Não usa mais botina. Usa tênis. Não se vende voto por tênis. Mas se troca por emprego público, por favores, por negócios e uma série de conveniências de cunho pessoal ou negocial. O eleitor de hoje vota pelo corporativismo, pelos negócios, por contratos, por empregos seus ou de familiares ou por aspirações que tem em mente.

Tanto quando antes, o eleitor vota para o Estado provê-lo de algum interesse. Igual ao tempo dos coronéis da velha política brasileira. Era de se esperar que depois da enxurrada de denúncias contra o governo do candidato Lula, houvesse alguma indignação eleitoreira. Não houve. Ao contrário. Era de se esperar uma onda de adesão à candidatura do oponente, Flávio Bolsonaro. Não houve. Tudo vale em favor do beneficiamento individual: bolsa família, empregos públicos, etc.

Antes o eleitor do interior de Minas era ignorante demais para compreender o sentido do voto. Hoje, não. Ele sabe, mas não respeita. O voto não tem consistência da dignidade do Estado. O Estado é só um instrumento de interesses individuais ou de grupos.

Encerro este artigo me perguntando quando a sociedade brasileira vai sair de debaixo das asas do Estado e exigir os interesses coletivos em vez dos interesses individuais,. Somos um país muito atrasado na política. O Estado pode fazer o que quiser e será perdoado, desde que mantenha aquela possibilidade remota de beneficiar os que votam. Não no coletivo e no individual.

Os anos seguintes estão entregues ao acaso de como o Estado quiser se comportar. O Estado, por dentro, é corporativo e cuida de si mesmo em todos os poderes. O cidadão e a cidadania ficam para as casualidades de quando, e se sobrar dinheiro tempo, e der certo.

Saio da eleição temendo muito os próximos quatro anos e depois desses os outros quatro. Não há um país com projeto que se manifeste nas urnas. E tampouco candidatos que digam aos acomodados eleitores o que eles precisam saber. Afinal, ainda vale a velhíssima tese de que “o voto é a festa da democracia!. Democracia para algumas castas empoleiradas nos poderes e o trabalho de sustentar o Estado para quem trabalha e produz!

(*) ONOFRE RIBEIRO é jornalista em Mato Grosso.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br

 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM  e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros