Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 07h:01

Tamanho do texto A - A+

Macrotendências de mercado para 2020

Por: PRI PREVIATTO

Divulgação

Pri Previato_capa


Convenhamos que o ano se iniciou na prática nesta semana, o movimento nas cidades retornou, as academias estão lotadas e a economia aos poucos busca retomar sua velocidade, até porque este ano é um ano esperançoso, no qual após uma grande crise, busca-se a retomada das forças. Assim, seu negócio precisa conhecer e se adaptar as macrotendências para não ficar para trás.

A palavra macrotendência nada mais é do que uma previsão de como as circunstâncias econômicas, sociais e políticas vão influenciar ao decorrer do ano, não somente na moda, mas em todos os aspectos.

Dessa forma, vamos falar um pouco sobre o que se espera para este ano que se inicia:

- Pequeno é o novo grande: Da mesma forma que antigamente se faziam apenas perfumes grandes e de valor agregado, nos quais somente uma pequena camada da população tinha condições financeiras de possuir aquele produto e hoje o mesmo produto é feito em tamanho grande, médio e tamanho viagem, de maneira que o menor tamanho acaba por ser mais acessível e conter o mesmo aroma. Resumidamente, é isso que se espera no mercado para este ano. Como a economia está retomando suas forças, as empresas terão que se adaptar para voltar a vender seu produtos e serviços, assim, pensando em pacotes menores e mais acessíveis. Exemplo: se você vende um curso, porque não produzir um workshop? Ou, como eu, vendo a consultoria de estilo, porque não fazer um combo com menos horas de serviços? É assim que o mercado econômico vai caminhar para se reestabelecer e nós empresários precisamos estar prontos para a demanda que está vindo.

- Serviços masculinos: Seja qual for o seu ramo, a tendência masculina vem com tudo esse ano. Homens também desejam se cuidar, se vestir bem, frequentar médicos, salões e tudo mais que tiver direito, então o mercado masculino está crescendo e espera que as empresas tenham se preparado para atender esta demanda;

- Adulto+: Hoje não se fala mais em terceira ou melhor idade, até porque nenhum desses “apelidinhos” parecia conveniente não é mesmo? A perspectiva de vida está aumentando, a população está vivendo mais e melhor, ou seja, os adultos+ estão em grande quantidade, com saúde em dia, com disposição, com estabilidade financeira e esperando que você apresente um serviço especializado para eles. Um nicho de mercado que vem com força neste novo ano.

- Sustentabilidade: Essa macrotendência não precisava nem dizer não é mesmo? Parece que as pessoas acordaram, abriram os olhos de repente e enxergaram o mundo doente que estão vivendo, e mais do que isso, reconheceram-se como o mal que causou tal doença. Sustentabilidade é tendência em todos os ramos de serviços e produtos, a empresa que não respeita o planeta e sua cadeira produtiva não merecerá seus clientes. Ahh, lembrando que sustentabilidade tem três vertentes: econômica, social e ambiental.

Vamos com tudo em vinte vinte!

Avalie esta matéria: Gostei +1 | Não gostei







Mais Comentadas