A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) participa do World Meat Congress (WMC) – Congresso Mundial da Carne, realizado entre os dias 28 e 30 de outubro de 2025, em Cuiabá. A entidade é uma das patrocinadoras do evento e apresenta um estande exclusivo com foco na importância da soja e do milho como fontes de proteína, energia e fibras para a alimentação animal.
O presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber, enfatizou a relevância da integração entre agricultura e pecuária, destacando que os avanços tecnológicos e produtivos na cultura de grãos têm contribuído para o aumento da eficiência na produção de carne no país.
“A agricultura tem avançado em áreas antes destinadas à pecuária. Desde a década de 1970, o rebanho brasileiro cresceu enquanto a área de pastagem diminuiu, dando espaço à agricultura. Sistemas como a integração lavoura-pecuária otimizam a produção de carne e grãos. O farelo de soja, rico em proteína, e o milho, fonte de carboidrato e energia, são fundamentais para a produtividade na pecuária”, afirmou Beber.
O presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Caio Penido, ressaltou a importância das parcerias institucionais e o papel conjunto de entidades como a Aprosoja MT na promoção internacional do agronegócio do estado.
“O Imac atua em agendas internacionais, especialmente na Ásia e no Oriente Médio, promovendo a carne de Mato Grosso com foco em segurança alimentar e climática. A Aprosoja MT está sempre presente, abordando temas relacionados à cadeia da soja e do milho. Essas parcerias fortalecem o estado”, disse Penido.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, destacou que o Congresso reforça a posição do estado como referência mundial na produção de proteínas animal e vegetal.
“Este evento internacional, com representantes de mais de 20 países, acontece em Cuiabá, capital do agronegócio mato-grossense. Mato Grosso é referência global não apenas na produção de proteína animal, mas também vegetal. A soja e o milho são insumos essenciais para a pecuária, contribuindo para a sustentabilidade, qualidade e competitividade do setor”, afirmou Miranda.
No estande da Aprosoja MT, os visitantes percorrem um circuito interativo que apresenta a cadeia produtiva dos grãos, do plantio à industrialização. A proposta é mostrar como os insumos agrícolas impactam diretamente o desempenho da pecuária e estão presentes em diversos produtos do cotidiano.
Mateus Goldoni, coordenador da Comissão de Logística da Aprosoja MT, destacou a receptividade do público e a experiência imersiva oferecida pelo estande.
“Quem visitou o espaço pôde acompanhar desde o plantio até a industrialização de diversos produtos que, muitas vezes, o consumidor desconhece que têm origem na soja e no milho”, explicou Goldoni.
Com participação ativa e foco na integração entre agricultura e pecuária, a Aprosoja MT reforça no Congresso Mundial da Carne o papel estratégico de Mato Grosso como protagonista na produção de proteínas para o mercado global, aliando eficiência, sustentabilidade e inovação.
VEJA O VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.








