"O final do livro vai ser significativamente diferente", afirmou Martin. "Alguns personagens que estão vivos no meu livro vão estar mortos na série, e vice-versa". "Eu ia matar mais gente", ele refletiu. "Não os que eles mataram na série. Eles fizeram algo mais próximo de um final feliz. Eu não vejo um final feliz para Tyrion, todo o arco dele foi trágico desde o começo. Eu ia fazer Sansa morrer, mas ela ficou tão cativante na série que talvez eu a deixe viver ", pontuou.
Ainda segundo a reportagem, Martin se preocupa em não canonizar o controverso final do seriado. Os cinco primeiros livros do autor serviram como guia para a história das cinco primeiras temporadas da série, mas os criadores David Benioff e D.B. Weiss tomaram liberdades criativas significativas na hora de escrever as últimas três temporadas.
Há cerca de 14 anos, Martin se dedica a escrever o sexto livro da saga - The Winds of Winter. O sexto tomo, no entanto, parece longe de ver a luz do dia.
"Tenho que escrever mais Dunk and Egg", diz o autor, se referindo à série de romances spin-offs de As Crônicas de Gelo e Fogo. "Também deve haver outro livro de Fogo & Sangue. Eu realmente acho que, se eu conseguir tirar algumas dessas outras coisas das minhas costas, posso terminar The Winds of Winter bem em breve. Ficou claro para mim que Winds é a prioridade, mas não sei. Às vezes não estou no clima para isso", pontuou.
Trama complexa e outros complicadores
Segundo Martin, a complexidade da tarefa é o principal impedidor da escrita. "Eu abro o último capítulo em que estava trabalhando e digo: 'Isso não está muito bom'. Aí entro e reescrevo. Ou então decido: 'Esse capítulo do Tyrion não está fluindo, deixa eu escrever um capítulo do Jon Snow'. Se eu não for interrompido, porém, o que acontece - pelo menos no passado - é que, mais cedo ou mais tarde, eu engreno."
A partir do quarto livro, o autor introduziu uma série de novos narradores personagens que complicaram ainda mais a trama do denso universo político de Westeros. Atualmente, a saga conta com 21 personagens com ponto de vista próprio, cada um com sua série dedicada de capítulos.
Questionado se ele já pensou em desistir do livro, Martin é sucinto. "Eu odiaria isso", contou o escritor. "Para mim, soaria como um fracasso total. Eu quero terminar."
Ele, no entanto, diz não ter planos para outra pessoa assumir a escrita da saga caso algo ocorra com ele. "Se isso acontecer, minha obra não será concluída", finalizou.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
