Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2020, 09h:11

Tamanho do texto A - A+

Estudantes criam sistema para cegos fazerem compras

Por: RAZÕES PARA ACREDITAR

Reprodução

Um grupo de estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá desenvolveu um sistema que ajuda os cegos a escolherem produtos em supermercados.

A ideia é facilitar a vida dos deficientes visuais durante as rotineiras compras de produtos e alimentos, além de prover maior inclusão, segurança e liberdade nestes estabelecimentos.

 

O sistema foi construído com módulos eletrônicos e sensores ultrassônicos, instalados nas prateleiras, que detectam a presença da pessoa. “Ao se aproximar do sensor, o indivíduo recebe uma mensagem sobre o produto via Bluetooth, por meio de um fone de ouvido”, explica o instrutor do SENAI/Amapá, Heraldo Souza.

O dispositivo teve seu primeiro protótipo construído por uma turma do curso de Eletricidade Industrial, do Centro de Formação Profissional de Santana (AP). Foram quatro meses de desenvolvimento.

O estudante Ruan Guimarães, de 21 anos, conta que participar do projeto foi um desafio e uma realização pessoal. “Achei a ideia muito interessante. Eu tinha curiosidade sobre como funcionavam esses sistemas e pude entender na prática. Contribuir com um projeto que beneficia os cegos também me enche de orgulho”, disse.

Avalie esta matéria: Gostei +1 | Não gostei







Mais Comentadas