Política Segunda-feira, 15 de Agosto de 2011, 15:14 - A | A

Segunda-feira, 15 de Agosto de 2011, 15h:14 - A | A

SANECAP

Vereador sugere plebiscito para caso Sanecap, mas não sabe quanto custa

Toninho de Souza não soube falar de valores, apenas apresentou proposta para realizar consulta

HÉRICA TEIXEIRA
herica@hipernoticias.com.br

Camara de Cuiabá

Toninho de Souza votou a favor do projeto de privatização, mas recuou e agora se diz contra
O plebiscito sugerido por um vereador para saber o que pensa a população sobre privatização da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), esbarra em um problema: como financiar a consulta, já que custará aos cofres públicos aproximadamente R$ 9 milhões, conforme informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT)

O vereador por Cuiabá, Toninho de Souza (PDT), fez a sugestão da pauta para votação. O parlamentar alega que é importante fazer o plebiscito para debater com a população o futuro da Sanecap, mas o vereador alegou também não saber dos custos para fazer o plebiscito.

“O objetivo do plebiscito é ouvir a população se é favorável ou não. Quanto aos valores é com a Justiça Eleitoral, porque é ela quem vai organizar”, questionou.

Toninho disse ainda que o que se discute não são os valores, mas uma saída para integrar a população as questões relacionadas a água na Capital. “O plebiscito é a melhor maneira de ouvir a população e também levar informação. Nós vereadores somos representantes do povo e decisão da Sanecap precisa ser tomada de maneira democrática”, explicou.

Já o vereador Adevair Cabral (PDT), não é favorável a realização de plebiscito, o argumento do parlamentar são os altos custos.

“Para realizar plebiscito precisa de recursos. Acredito que tenha outras opções para ouvir a população, como audiências públicas, por exemplo”, argumentou.

Adevair enfatizou que votou favorável a concessão e vota novamente. “Sou a favor da concessão, o município não conseguiu fazer os serviços. Cuiabá tem 292 anos e até hoje o poder público não conseguiu resolver o problema”, pontuou.

Cabral concluiu dizendo que os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é pouco e ainda está “empacado”.

O vereador Lúdio Cabral (PT) disse que realizar plebiscito é um meio de respeitar a cidadania. “A Câmara de Vereadores têm o direito de solicitar o plebiscito. Considero ser um meio poderoso para saber da opinião da população”, disse.

Já o vereador Domingos Sávio (PMDB) argumenta ser favorável a realização do plebiscito, mas não soube falar dos valores. “Sou favorável a ouvir a população, mas não sei o custo para realizar evento”, disse.

O pastor Washington (PRB) não se posicionou e disse apenas que a população precisa de água nas torneiras. “Não vejo necessidade de plebiscito, a população precisa de água nas torneiras. Com ou sem concessão, a população quer água”, frisou.

O presidente da Câmara, Júlio Pinheiro (PTB), foi procurado, mas não atendeu e nem retornou as ligações, o seu vice, Arnaldo Penha (PMDB), informou por meio de assessoria que estava em reunião.

TRE

Por meio de assessoria, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), informou que plebiscito só é realizado após aprovação por maioria na Câmara e sanção do chefe do Executivo.

O TRE informou também que custos para realizar um plebiscito é aproximado ao que é gasto em uma eleição municipal. Na última eleição, em 2008, foram desembolsados R$ 8.159.145,75.

Clique aqui  e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Rômulo Antunes 16/08/2011

Toninho de Souza recebeu total apoio do Luiz Marinho(PTB) na eleição 2008, inclusive muito dinheiro vivo. E quando Luiz Marinho foi candidato em 2010 a Dep. Estadual e precisou do Toninho, ele deu banana pro L. Marinho. O mundo dá vorta Toninho, ainda vamos nos encontrar.

Carlos Alberto 16/08/2011

TONINHO MÃOZINHA... DEVOLVA O DINHEIRO DOS COMPRADORES OU USE ESSE DINHEIRO PARA BANCAR O CUSTO DO PLEBISCITO,OU USE A NET... JÁ QUE VC TEM DUVIDAS SOBRE O QUE O POVO QUER. O POVO QUER ADMINISTRADORES SÉRIOS NA SANECAP. O QUE É QUE GENTE COMO FREDERICO CAMPOS TÁ FAZENDO LÁ???????????

PAULO CESAR 16/08/2011

ACHO UM ABSURDO UM VEREADOR QUE NEM O TONINHO, CONTRARIAR O POVO EM GERAL, AGORA QUE DAR UMA DE SANTINHO E USAR MÉTODOS GROSSEIROS PARA ENGANAR O POVO, ACORDA TONINHO DE SOUZA, VC ENGANOU ATÉ NÓS DA ASSOCIAÇÃO DOS TRANSPORTES....O POVO NÃO É MAIS BOBO!!!

Valdeir Gomes Vieira 15/08/2011

PARABENIZO, NOVAMENTE AO SITE HIPERNOTICIAS. TEM QUE APRESENTAR PROPOSTA E SABER QUAL O CUSTO E A VIABILIDADE, SENÃO VIRA APENAS PALANQUE ELEITORAL. PARABÉNS HIPER.

Inacio 15/08/2011

Que tipo de vereador faz uma proposta de plebiscito? Afinal ele conhece ou não conhece a vontade de seu eleitor. Afinal sempre que faltam dizem que estão nas bases. Que bases são estas? Esse Toninho é bom pra falar mal dos outros na televisão, mas fazer o trabalho dele que é de obrigação, isso ele não faz. Vota contra o povo e depois da uma de Maria Arrependida. Presta atenção vereador, ninguém é besta não. Plebiscito o que? Voce sabe muito bem que o povo não quer a privatização da SANECAP assim como não quer o VLT que estao até pagando passeata pra ingles ver.

Leandro Augusto 15/08/2011

O Ver. Toninho está tentando de tudo para recuperar credibilidade,mas erra feio: a proposta de plebiscito para a aquestão da água não é dele, e sim do Roosevelt Coelho.Plagiando em Toninho.

6 comentários

1 de 1

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros