Política Quinta-feira, 01 de Setembro de 2011, 20:41 - A | A

Quinta-feira, 01 de Setembro de 2011, 20h:41 - A | A

NOVO PARTIDO

TRE aprova registro definitivo do PSD de Mato Grosso

Mato Grosso foi o nono dos dez estados a obter o registro definitivo, garantindo o número mínimo para o registro nacional do novo partido

DA EDITORIA

 

Mayke Toscano/Hipernotícias

PSD de Maato Grosso é nono diretório a conseguir registro definitivo da Justiça Eleitoral, garantindo registro nacional do novo partido

 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aprovou por unanimidade na sessão noturna desta quinta-feira (01) o registro definitivo do Diretório Regional do PSD de Mato Grosso. Com isso, já são dez estados com registro definitivo, número mais que suficiente para a efetivação do Diretório Nacional e a criação oficial do novo partido. O registro de Mato Grosso, segundo os seus dirigentes, foi o nono do país.

O pedido de registro foi protocolado no dia 29 de julho, mas teve que aguardar o julgamento de dois pedidos de impugnação feitos pelo DEM e o PTB, que foram rejeitados. O relator do processo de Mato Grosso nesta quinta foi o Juiz Sebastião Arruda, que deu pareceu favorável e foi acompanhado pelos demais membros do Pleno do TRE-MT. O Ministério Público Eleitoral também deu parecer favorável.

Agora oficialmente presidente estadual do PSD de Mato Grosso, o vice-governador Chico Daltro comemorou a decisão. “Estamos muito satisfeitos e o registro comprova que nosso trabalho foi correto e dentro da legalidade. Fizemos tudo conforme determina a legislação”.

Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, primeiro-secretário do partido, disse por meio de nota que "essa decisão unânime confirma a lisura do processo de criação do PSD em Mato Grosso. Agora vamos para a nacional que deve ocorrer em breve”.

Segundo Chico Daltro, assim que ocorrer a aprovação do Diretório Nacional o Diretório Regional vai iniciar o trabalho de filiação dos pré-candidatos aos cargos de vereador, vice-prefeito e prefeito em todos os 141 municípios de Mato Grosso. “Nosso trabalho está muito bem organizado, já temos comissões provisórias registradas em 141 municípios, e esperamos para os próximos dias o registro do Diretório Nacional. Assim que isso acontecer, vamos oficializar as filiações em todos os municípios, com uma força-tarefa”.

Chico Daltro explicou que nessas filiações serão priorizados os nomes das pessoas que serão candidatas. “Em seguida, abriremos as filiações para as demais pessoas”.

O vice-governador acrescentou que “Mato Grosso será um dos primeiros estados do Brasil a promover logo em seguida à expedição do registro definitivo pelo TSE a filiação dos fundadores do partido em 100% dos municípios do Estado. Essa é nossa meta já planejada”.

Além de Daltro e Riva, também compõem a direção do PSD de Mato Grosso os deputados federais Neri Geller, Roberto Dorner, Homero Pereira e Eliene Lima (secretário de Ciência e Tecnologia), os deputados estaduais Airton Português, Walter Rabello e Luizinho Magalhães, além de terem aderido ao novo partido 57 prefeitos, aproximadamente 350 vereadores e empresários dos diversos segmentos econômicos de Mato Grosso, como comércio, agricultura e indústria.

NACIONAL

De acordo com o advogado do PSD, Hélio Udson Oliveira Ramos, já nesta sexta-feira o diretório nacional fará a juntada no TSE dos dez estados já registrados. O requisito mínimo para o registro nacional é de nove estados. Esse trâmite, segundo Hélio Ramos, levaria no máximo 15 dias para que o PSD esteja definitiva e oficialmente constituído e registrado.

“Esperamos que a Procuradoria Geral Eleitoral da República dê seu parecer favorável ao registro nacional em no máximo 10 dias, e isso permite que o TSE aprove imediatamente a criação do partido bem antes do prazo final para filiação de candidatos, que é o dia sete de outubro”, frisa o advogado.

De acordo o advogado, já obtiveram seus registros definitivos, além de Mato Grosso, os estados de Santa Catarina, Piaui, Rio Grande do Norte, Goiás, Tocantins, Rondônia, Paraná, Rio de Janeiro, e Acre.

Em todo o país o PSD possui 560 mil assinaturas de apoiadores já certificadas reconhecidas Pela Justiça Eleitoral, 100 mil a mais que o mínimo necessário. Em Mato Grosso, revela o advogado, o PSD possui exatas 29.342 assinaturas de apoiadores certificadas. Esses deverão ser os primeiros filiados ao novo partido.

Clique aqui  e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros