Sábado, 27 de Junho de 2020, 15h:49

Tamanho do texto A - A+

Secretário defende união entre Estado e municípios em prol da segurança

Por: REDAÇÃO

Cumprindo agenda no município de Lucas do Rio Verde (330 km de Cuiabá,) na sexta-feira (26), o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, participou de diversas entregas de obras que resultarão em mais segurança para a cidade e, consequentemente, para a região. Na oportunidade, ele defendeu a integração entre Estado e municípios e a utilização da tecnologia a favor da Segurança Pública.

SESP-MT

Bustamante em Lucas do Rio Verde

 

Uma delas, que faz parte do Programa Lucas Protegida, do Executivo Municipal, é o Centro de Operações de Segurança (COPS), equipado com uma sala de videomonitoramento, anexa ao Batalhão da Polícia Militar (PM-MT) local. Ao todo, 54 câmeras monitoram a área urbana do município.

“O município de Lucas é um grande parceiro da segurança pública e esse sistema de videomonitoramento que está sendo lançado é de extrema importância. Cada ponto de fiscalização é equivalente à segurança de quatro policiais e o que precisamos é isso: aumentar o efetivo sem ter que necessariamente contratar mais pessoas”, pontuou o titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

Toda a estrutura conta com um software inteligente que faz o reconhecimento das placas dos veículos e cruza com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Futuramente, o sistema também será interligado ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que funciona na sede da Sesp-MT, em Cuiabá.

Assim, se um carro for roubado, por exemplo, fica mais fácil localizá-lo, já que o software emite um sinal de alerta tanto para o COPS, quanto para os smartphones dos policiais militares que estão em serviço. Além de crimes que a central pode evitar, o trânsito também pode ser melhorado, porque o mecanismo gera relatórios de trânsito por hora, dia, semana, mês e assim por diante.

O prefeito do município, Luiz Binotti, agradeceu a presença do secretário para, juntos, realizarem as entregas. Ele lembrou que Lucas do Rio Verde foi o primeiro município do interior mato-grossense a criar uma Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito.

SESP-MT

Bustamante em Lucas do Rio Verde

 

“Nós criamos aqui a primeira Secretaria de Segurança do interior do Estado de Mato Grosso, que trouxe um grande avanço na questão de segurança para toda a nossa sociedade, especialmente para as pessoas que vivem aqui em Lucas do Rio Verde. Nós temos também uma dedicação especial com a Guarda Municipal e queremos transformar ela em uma guarda armada, com menos efetivo e fazendo mais”, frisou o prefeito.

Violência contra a Mulher

Bustamante também participou da entrega de duas salas específicas para o atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e que são atendidas pela Patrulha Maria da Penha. As salas ficam localizadas na Delegacia de Lucas do Rio Verde e são fruto de uma iniciativa da primeira-dama do município, Rafaela Frizzo, e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

De acordo com o delegado local, Daniel Nery, 30% da demanda total atendida pela delegacia tratam-se de casos de violência contra mulher, daí a necessidade deste espaço pensado para o acolhimento das vítimas. Também presente nas entregas, o delegado-geral da Polícia Judiciária Civil (PJC), Mário Demerval, agradeceu o esforço do Executivo Municipal.

“Agradecemos ao senhor, prefeito, que tem dado exemplo aqui no município. Eu tenho rodado o estado inteiro e só para se ter uma ideia, nós construímos de forma alternativa um total de sete delegacias, tal qual é feito em Sorriso, com um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) e recursos da Prefeitura e as coisas vão acontecendo. E aqui o senhor cumpre um papel importante, com uma postura séria, proativa e finalística: o senhor faz as coisas acontecerem”, disse Demerval.

Outras entregas

Ainda durante a agenda, prefeito e secretário da Sesp-MT lançaram a pedra fundamental que dará início à construção do quartel do 13º Batalhão da Polícia Militar. Em uma área total de 18 mil metros quadrados, em uma localização estratégica da cidade, o batalhão também abrigará futuramente a Escola Militar que já funciona na cidade com 355 alunos. Com a nova sede, serão ampliadas para 1.200 vagas.

SESP-MT

Bustamante em Lucas do Rio Verde

 

“Durante muito tempo, esquecemos do papel social que a Polícia Militar e os Bombeiros possuem. E hoje o que nós queremos é fazer essa aproximação, seja por meio da Escola Militar ou seja pelos nossos projetos, como é o caso do Rede Cidadã, Bombeiros do Futuro, entre outros”, disse Bustamante.

Inclusive, o projeto Bombeiros do Futuro também foi beneficiado com as entregas realizadas. A 13ª Companhia Independente de Bombeiros Militar teve a entrega de uma sala de aula que atenderá a 60 alunos do projeto.

Além disso, com o apoio de empresários, da Prefeitura e do Governo do Estado, o muro da instituição, totalizando 270 metros, também foi entregue. E, por fim, a reforma do almoxarifado da corporação.

"O Estado tem feito grande investimento em novas estruturas, investimentos importantes para a sociedade mato-grossense. A execução de todas essas melhorias é para a sociedade. Aquela sala é para atender a juventude da região, justamente para dar um norte para essas crianças para que elas não tenham desvio de conduta ao longo da sua caminhada. Só temos a agradecer os investimentos da Sesp, da Prefeitura e de empresários”, comemorou o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Alessandro Borges.

Também participaram das entregas os deputados estaduais Sílvio Fávero e Xuxu Dalmolin, o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp-MT, coronel PM Victor Fortes, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Jonildo José de Assis, e vereadores do município.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei - 1