A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) realizou nesta quinta-feira (11), em Barra do Garças (a 515 km de Cuiabá), a quinta edição do Programa AMM Itinerante, reunindo prefeitos, técnicos e representantes de 18 municípios da região Araguaia. O encontro, promovido em parceria com a prefeitura local e consórcios regionais, teve como objetivo integrar os municípios, promover capacitações e debater políticas públicas estratégicas.
Na abertura, o presidente da AMM, Leonardo Bortolin, ressaltou o potencial econômico da região, impulsionado pelo agronegócio, pecuária e turismo. Ele destacou, porém, que o grande desafio é verticalizar a agroindústria para agregar valor à produção local.
Bortolin também alertou sobre a necessidade de os municípios se prepararem para a reforma tributária, fortalecendo a fiscalização e arrecadação do ISS, que será base para o novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Prefeitos destacam demandas locais Prefeitos presentes reforçaram a importância do evento para as demandas regionais.
O prefeito de Araguaiana, José Marra, citou a relevância do debate sobre educação e agricultura familiar. Já o prefeito de Nova Nazaré, Reginaldo Martins, defendeu a instalação de um posto do Detran no município. O vice-prefeito de Barra do Garças, Sivirino Souza, elogiou a descentralização promovida pela AMM, aproximando gestores e população.
Atendimentos e serviços Além dos debates, os municípios tiveram acesso a serviços e orientações de órgãos como Tribunal de Justiça, TRE-MT, Sebrae, Procon, TCE, Empaer, Seaf, Sema, Jucemat, Detran e Defensoria Pública, entre outros. Criado em 2024, o Programa AMM Itinerante já percorreu diferentes regiões do Estado, levando soluções práticas, troca de experiências e serviços especializados para fortalecer a gestão municipal.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.