O vereador por Cuiabá, Rafael Ranalli (PL), comparou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro a um "circo", comandado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre Moraes, a quem se referiu como "palhaço careca". Para Ranalli, o procedimento é uma "patifaria" inventada por Moraes que "investiga, julga e, provavelmente, vai condenar Bolsonaro".
Bolsonaro e outros sete réus de processo por suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições 2022. A Primeira Turma do STF é a responsável pelo procedimento que começou nesta terça-feira (2).
"Patifaria (...) o circo está montado e tem um palhaço comandando, um palhaço careca. Uma vergonha. A Justiça desse país hoje é tirada de sem crédito. É um inquérito que ele mesmo inventou, ele mesmo julga e ele mesmo vai condenar", disparou Ranalli.
LEIA MAIS: Acompanhe o 1º dia do julgamento de Bolsonaro e mais sete no STF
Ao ressaltar a descrença da extrema-direita na Justiça, o vereador citou o presidente norte-americano Donald Trump que usa o tarifaço para pressionar o presidente Lula (PT) pela flexibilização das cautelares contra Jair.
"Muitos brasileiros, não vou dizer todos, têm torcido pela autoridade de outro país. Muitos brasileiros querem que o Trump pressione para ele tomar uma decisão mais democrática", falou Ranalli.
O vereador pontuou que os conservadores têm "esperança" de que o ministro Luiz Fux peça vista, adiando o processo por 70 dias. Outra manobra possível está nas mãos de André Mendonça que avalia recurso da defesa. Mendonça foi indicado ao STF por Bolsonaro.
"Hoje deve ser o início da condenação. A agente tem expectativa do Fux pedir vista, tem um recurso que o André Mendonça está julgando e levaria mais tempo para discussão. A tendência é que o Bolsonaro seja condenado e preso", concluiu Rafael Ranalli.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.