A candidata a prefeita em Várzea Grande, Professora Leliane Borges (PT), é a entrevistada desta sexta-feira (23) no podcast do HNT TV. Liliane defendeu a universalização da educação infantil e do ensino fundamental. Segundo a candidata, essa seria a alternativa para solucionar o déficit de vagas em creches e garantir a qualidade do ensino. De acordo com professora, o governo de Mato Grosso precisa dividir com o Executivo municipal os custos, equilibrando o jogo entre o percentual de arrecadação e repasses.
LEIA MAIS: Profª Leliane Borges apresenta plano de governo no HNT TV desta sexta-feira
"É sobre as pessoas que ali moram. O Município é o ente que mais arrecada e que menos tem de volta a questão dos impostos. Então, preciso que o Estado também se responsabilize por essa parcela", falou Liliane Borges ao Hipernotícias.
A Constituição brasileira determina que a Secretaria Municipal de Educação corresponda a educação pública do maternal até os 5º ano do ensino fundamental, ou seja, dos 4 até os 10 anos. Do 6º ao 9º ano do ensino fundamental (anos finais) a gestão é compartilhada. Já, nas séries do ensino médio, o governo estadual deve fazer a cobertura dos custos inidivualmente. A proposta da candidata é anular a segmentação por série quanto aos gastos, fazendo com que o Município e o Estado atuem unidos em todos os anos da educação pública.
"Universalizar o atendimento da educação infantil pela prefeitura pois sabemos que temos a educação infantil, o atendimento é de responsabilidade do Município, assim como o ensino médio de responsabilidade do Estado. E o ensino fundamental é responsabilidade de ambos", disse Leliane.
"Não sei porque o motivo do Município estar aceitando atender a demanda que também é do Estado e isso traz prejuízo para a rede municipal, a gente vai corrigir isso. O Município pode atender todo o ensino fundamental com a cooperação entre os dois entes", emendou a candidata.
MILITANTE DA EDUCAÇÃO
Liliane Borges é descendente quilombola, formada em Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), especialista em Modelagem Matemática Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Leliane é professora em VG há 28 anos e trabalhou em 11 bairros da cidade. Atualmente, a educação é presidente do Sindicato do Trabalhadores do Ensino Público (Sintep-MT) e vice-presidente da subsede da entidade na cidade que concorre à prefeitura.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.