A presidente do diretório municipal do PCdoB em Cuiabá, Lane Costa, afirmou ao HNT que o partido dialoga com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e não tem resistência em aceitá-lo no palanque da Federação Brasil Esperança (PT, PV e PCdoB), apoiando o pré-candidato do grupo ao Alencastro. O desejo de ter o gestor posando para fotos junto com os federados foi externado pelo vice-prefeito, José Roberto Stopa (PV), que pleitea o Executivo municipal. Segundo Lane Costa, os comunistas trabalharam em 2020 pela reeleição de Pinheiro e amadurecem essa discussão internamente.
LEIA MAIS: Stopa diz que quer Emanuel em seu palanque caso Federação o escolha como pré-candidato
"Nós dialogamos com a atual gestão. Nós apoiamos o prefeito Emanuel Pinheiro à reeleição. Nossa posição é de um diálogo crítico, apontando o que precisa avançar, melhorar em Cuiabá", afirmou Lane Costa nesta segunda-feira (11).
Com a validação do PCdoB, Stopa ganha um forte aliado. A presidente da agremiação responde também pela liderança da Federação e, em 2024, os comunistas têm voz de veto. Agora, cabe ao vice-prefeito trabalhar o convencimento do Partido dos Trabalhadores, já que o pré-candidato escolhido pelos delegados da sigla, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), apoia seu projeto político em uma dura oposição a Pinheiro.
"É um tema complexo. A Federação é composta pelos três partidos. O PV participa da gestão na Prefeitura, tem o vice-prefeito e um secretário. O PCdoB apoiou o Emanuel. Todos os partidos reconhecem que o prefeito tem algum legado para Cuiabá. Há muitos problemas na gestão, mas o prefeito tem algum legado. Essa discussão vem sendo feita na Federação. Há um processo de amadurecimento em relação a essa gestão", disse a presidente do PCdoB.
Um dos motivos para os comunistas cultivarem a bandeira branca com o prefeito é garantir uma "frente ampla", deixando as portas do gabinete de Emanuel abertas para o debate de políticas públicas e possíveis alianças políticas nas eleições de 2024.
"O PCdoB tem um posiconamento de uma frente ampla. Quanto mais ampla melhor. Nós entendemos que a gente precisa avançar. Saímos de um período de grandes retrocessos no plano nacional e isso tem consequências aqui. Isso é uma discussão, é uma construção", pontuou Lane.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.