Durante discurso no lançamento do Programa Solo Vivo, do governo federal, no assentamento Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde (136 km de Cuiabá), o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UB), relembrou os desafios enfrentados no início de sua gestão e destacou os avanços do Estado, especialmente na agricultura familiar. Mendes afirmou que, mesmo tendo sido vaiado por produtores em Sorriso (397 km de Cuiabá) no início do mandato, hoje colhe os frutos das decisões tomadas.
“Eu tomei naquele momento decisões corretas, mas que foram mal compreendidas”, disse olhando para o presidente Lula, que estava no evento junto com outras autoridades. Segundo o governador, Mato Grosso ultrapassará neste ano a marca histórica de 110 milhões de toneladas de grãos produzidos, muito à frente do segundo colocado no ranking nacional, o Paraná, com 45 milhões.
Mendes enfatizou que, além da pujança do agronegócio, a atual gestão tem dado atenção especial à agricultura familiar. Ele citou asfaltamentos de estradas em assentamentos, como o trecho até Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde, e a chegada do asfalto ao assentamento Antônio Conselheiro, um dos maiores da América Latina.
Emocionado, o governador relatou sua origem humilde no interior de Goiás e disse que sua mãe, analfabeta, foi agricultora familiar até o fim da vida. “Ela teve muita força, trabalhando de sol a sol, de domingo a domingo. Me obrigou a estudar. Por isso tenho essa paixão pela agricultura familiar.”
Mauro Mendes anunciou ainda que o Estado, pela primeira vez, está investindo quase R$ 500 milhões exclusivamente na agricultura familiar, por meio de financiamento do Banco Mundial. O valor se soma aos recursos de grandes produtores rurais, com 5% do FETAB sendo destinado ao setor.
“Isso é fazer justiça. Muitos dos grandes produtores um dia também foram pequenos. Hoje têm o dever de ajudar”, afirmou o governador, que agradeceu o apoio do governo federal e disse que Mato Grosso poderá ter um dos maiores programas do país voltado à agricultura familiar.
O governador finalizou o discurso prometendo seguir trabalhando até o fim do mandato com seriedade e compromisso. “Nós estaremos governando até o final do nosso mandato, honrando os compromissos que fizemos e entregando um Estado muito, mas muito melhor para todos os mato-grossenses.”
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.