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Política Quarta-feira, 17 de Novembro de 2021, 14:51 - A | A

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Quarta-feira, 17 de Novembro de 2021, 14h:51 - A | A

OBRAS DO BRT

Mendes diz que terá mais tranquilidade para trabalhar com Stopa

Mudança de modal foi anunciada pelo governador no fim de 2020. Desde então, o prefeito afastado Emanuel Pinheiro (MDB) vem tentando barrar a troca por meio de manobras judiciais.

ALEXANDRA LOPES

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou, na manhã desta quarta-feira (17), que o aviso de licitação para as obras de implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) será publicado nos próximos dias. Explicou que a pandemia da covid-19 acabou atrasando esse processo. Avaliou ainda que as conversas com o prefeito interino, José Roberto (PV), acerca do tema serão "mais tranquilas".

Acontece que a mudança de modal foi anunciada pelo governador no fim de 2020. Desde então, o prefeito afastado Emanuel Pinheiro (MDB) vem tentando barrar a decisão por meio de manobras judiciais.

“O prefeito anterior fez muito barulho, mas tomou uma surra jurídica, perdeu todas as tentativas que fez, só para atrapalhar e conspirar contra a cidade, para abraçar aquilo (o VLT) que eu sempre disse que é um dos maiores símbolos da corrupção”, falou o democrata na manhã desta quarta-feira (17), após entrega de novo helicóptero ao Ciopaer, 32 caminhonetes e fardamento para Polícia Militar.

“Nós demoramos porque é um processo difícil. Um setor inteiro pegava o vírus e ía para casa, isso atrapalhou muito. Com o Stopa, eu acredito que nós vamos ter tranquilidade para trabalhar. Está saindo a licitação. Está no forno para ser publicada”, informou aos jornalistas sem precisar uma data.

Conforme anteprojeto apresentado pelo governo do Estado, o BRT pode gerar economia de R$ 300 milhões aos cofres públicos. A promessa é de que a obra também fique pronta em menos tempo.

Com o VLT, por outro lado, o governo já dispendeu cerca de R$ 1 bilhão. As obras, anunciadas ainda em 2012, na gestão Silval Barbosa, estão paralisadas desde 2014.

A execução das obras, somada à aquisição da frota de ônibus, deverá demandar do governo do Estado um investimento de aproximadamente R$ 622 milhões, o que representa uma economia de R$ 300 milhões quando comparada ao aporte necessário para a continuidade do projeto do VLT, na ordem de R$ 921 milhões, considerando as atualizações do projeto do modal ferroviário.

“O governo de Mato Grosso tem relevantes obras que já passam de R$ 1 bilhão. Posso citar três:  Hospital Central, Hospital Júlio Muller, o Rodoanel e, agora, o BRT, que está saindo a licitação, que está lá no forno, nos últimos detalhes. Além de outras obras de pequeno porte. Agora, vamos ver se a gente consegue trabalhar com a prefeitura, pelo menos tudo que eu sei até hoje e tudo que convivi com o prefeito Stopa é que ele é merecedor dessa confiança”, finalizou.

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