O prefeito Mauro Mendes (PSB) acaba de anunciar ao seu grupo político que não irá à reeleição para a prefeitura de Cuiabá por movitação pessoal.
A reunião está acontecendo neste momento no bairro Santa Rosa, com a presença do governador Pedro Taques (PSDB) e do vice-governador Carlos Fávaro. O seu grupo político ainda tenta demover o prefeito. Um dos nomes cotados é o do deputado Eduardo Botelho, do mesmo partido do prefeito.
O prefeito arrastava até hoje a definição de disputar novamente, porém, enfrentava pressão da família e de amigos próximos. Mendes e o partido têm até amanhã para apresentar oficialmente o recuo diante da data-limite à convenção, cujo prazo termina neste dia 5.
A principal motivação seria a resistência da primeira-dama Vírginia Mendes. Ela não demonstrava qualquer empolgação para uma nova campanha. Além disso, existe a motivação empresarial.
Desde que deixou o comando das empresas para se dedicar á atividade pública foram registrados prejuízos no grupo empresarial, inclusive, com o pedido de recuperação judicial. Este também seria um dos argumentos de amigos muitos próximos e do núcleo familiar.
Mauro se mostou indeciso para uma nova disputa há pelo menos um ano. Para atribular ainda mais a situação, existe uma negociação avançada na qual as empresas dele teriam um prazo de dois anos para renegociação das dívidas. Porém, seria necessário o conhecimento de Mendes à frente dos negócios para recuperar o patrimônio.
Havia também um entendimento inicial para que o posicionamento de Mendes sobre a reeleição saísse até o dia 20 passado. Contudo, nesta situação, aliados mais próximos não querem fazer pressão. Outra avaliação que deve pesar no posicionamento de Mendes é o fato de não ter sido preparado um 'plano B'.
Atualizada às 11h11 - O ex-deputado federal Júlio Campos (DEM) deixou há pouco a reunião. Segundo ele, a desistêncida de Mauro é prejudicial para todo o o grupo. Confome o democrata, sem Mauro Mendes, o PSDB deve ir para a liderança do grupo, ou seja, para a cabeça da chapa.
Atualizada às 11h20 - Estão cogitados outros nomes para uma eentual disputa em Cuiabá, como o do deputado federal Fábio Garcia (PSB), um dos políticos mais próximo de Mauro Mendes.
Atualizada às 11h21 - O PSB divulga nota confirmando que Mendes desistiu da reeeleição em nome da família
Atualizada às 11h43 - O governador Pedro Taques (PSDB) acabar de eixar o local da reunião. Ele não conversou com a imprensa.
Atualizada às 11h47 - O deputado Oscar Bezerra (PSB) conversa com jornalistas, após deixar a reunião. Além de lamentar, ele cita os nomes de Fábio Garcia e Eduardo Botelho, os dois do PSB, como sugestões para substituir Mendes
Atualiada às 11h50 - O vereador Adevair Cabral (PSDB), que tentava ser vice de Mauro, disse que vê como os nomes mais fortes à disputa o empresário João Dorileo Leal (PSDB) e Fábio Garcia.
Atualizada às 12h01 - "Temos vários nomes, mas nesse momento estamos muito triste com a decisão do prefeito. Porém, Iracy França, Eduardo Botelho e Fábio Garcia são os mais cotados", disse Julio Campos.
Mais informações em instantes
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Oswaldo 04/08/2016
Deputado Fabia Garcia, só se tiver doente pra pegar esse abacaxi, ter que sair de seu trabalho em Brasília... É pra acabar. essa...
1 comentários